Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Nota de pesar
Nota de pesar pelo falecimento da professora Ada Pellegrini Grinover
Publicado em 2017-07-14 17:40:29.852 - Atualizado em 2017-07-14 17:53:31.0

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) externa seu profundo pesar pelo falecimento da processualista ítalo-brasileira Ada Pellegrini Grinover, uma das mais respeitadas juristas do país, que morreu nesta quinta-feira (13/07). 

Ao longo de seus 84 anos, Ada defendeu algumas das mais importantes alterações no sistema jurídico brasileiro. Participou da elaboração do Código Civil de 2002, da reforma do Código de Processo Penal e do Código de Defesa do Consumidor. Foi coautora da Lei de Interceptações Telefônicas, da Lei de Ação Civil Pública e da Lei do Mandado de Segurança e fez pesquisas sobre meios alternativos de solução de controvérsias.

Bacharel em Direito nas Arcadas (Turma de 1957), pela Universidade de São Paulo (USP), Ada concluiu o doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais e obteve o título de livre-docente em Direito Processual Civil. Em 2008, foi homenageada na USP por ter defendido a primeira tese oficial de doutorado na Faculdade de Direito. Tornou-se livre docente e deu aulas até a aposentadoria compulsória, aos 70 anos. Depois disso, passou a atuar na elaboração de pareceres e memoriais.

Seu currículo lista mais de 100 livros dos quais foi autora ou organizadora, bem como outras 160 obras sobre Direito nas quais ela escreveu capítulos.
Segundo informações do site de notícias jurídicas Migalhas, o corpo será velado nesta sexta-feira (14/07) no Funeral Home de São Paulo, das 18h às 22h. O velório segue no sábado, das 9h às 14h, no mesmo local. O enterro será no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra/SP.

Muito respeitosamente, o MPRJ presta condolências e os mais sinceros pêsames.

435 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar