Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
PGJ entrega certificados a alunos da COPPE/UFRJ que participaram de projeto de integração com o "MP em Mapas"
Publicado em 2017-12-06 08:47:46.856 - Atualizado em 2017-12-06 08:55:34.0

O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, e o subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira, entregaram, nesta terça-feira (5/12), aos alunos da disciplina de Gestão da Inovação da COOPPE/UFRJ, os certificados de participação no projeto de integração entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da plataforma “MP em Mapas”, e o Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE/COPPE/UFRJ).  A entrega dos certificados foi feita na sede do MPRJ, no Centro do Rio. 
 
Os alunos também apresentaram os projetos que desenvolveram ao longo dos seis meses do curso. Divididos em grupos ou individualmente, eles criaram aplicativos utilizando a base de dados da plataforma para solucionar carências da população em diversas áreas de atuação do Ministério Público fluminense, como saúde, defesa do consumidor e segurança. 
 
Um dos aplicativos criados pelos alunos, por exemplo, foi chamado de “Saúde Carioca”. Com base no cadastro de unidades de saúde do “MP em Mapas”, a ferramenta, por meio de georreferenciamento, mostra a localização das unidades de saúde mais próximas do usuário e traça a rota para chegar até o local. Outro aplicativo utilizou os dados da plataforma sobre as delegacias do Estado. A ferramenta funciona como um alerta colaborativo de ocorrências de crimes, que é enviado para os usuários pelo Messenger do Facebook. 
 
O procurador-geral de Justiça exaltou o sucesso da iniciativa e da colaboração entre as instituições. “Sem dúvidas, receber alunos da COPPE/UFRJ, em parceria com o CRIE, para nós do MPRJ é um reconhecimento de que a plataforma ´MP em Mapas´ segue o melhor possível. Tenho certeza de que num curto espaço de tempo, ela será fundamental para o desenvolvimento da cidadania em nosso Estado”, disse Gussem. 
 
O coodenador do CRIE e professor da COPPE/UFRJ, Marcos Cavalcanti, destacou o ineditismo do MPRJ em desenvolver o “MP em Mapas” e de promover o compartilhamento de informações entre as instituições. 
 
“A interação da Universidade com os órgãos públicos não é uma coisa trivial no país. As instituições gostam de fechar os dados, não gostam de se mostrar, de ter transparência e se abrir. Então, a iniciativa do MPRJ de disponibilizar os dados para os cidadãos, é uma forma de permitir que as pessoas exerçam sua cidadania e é inédita no Brasil”, disse Cavalcanti. 

cidadania
saúde
mprj
mp em mapas
eduardo gussem
transparência
coppe
ufrj
segurança
crie
marcos cavalcanti
universidade
banco de dados
aplicativo
352 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar