Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
MPRJ apresenta uma retrospectiva da atuação institucional em 2017
Publicado em 2018-01-08 08:04:08.44 - Atualizado em 2018-01-08 07:48:15.0

O ano de 2017 foi de grandes realizações para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Apresentamos uma retrospectiva com algumas matérias de destaque que noticiaram as ações desenvolvidas pelo Parquet fluminense.

A atuação do MPRJ esteve calcada no diálogo com a sociedade civil, na articulação institucional, na atuação diligente dos órgãos de execução e no investimento em inovação e tecnologia para a promoção de dados abertos a fim de planejar e executar iniciativas que evitassem os danos antes de repará-los.

Forças policiais sucateadas, saúde deficitária, irregularidades no trato da verba pública foram algumas das notícias do cotidiano em nosso Estado. Como resposta, inúmeros projetos de articulação foram iniciados para o aprimoramento da segurança pública e para o incremento dos setores de inteligência. A atuação integrada também buscou melhorar o monitoramento do sistema prisional e socioeducativo, assim como o acompanhamento da execução orçamentária do Estado e dos municípios com o objetivo de atuar antes da efetivação do dano e na correção de rumos.

Os Grupos de Atuação Especializada também foram fortalecidos e ganharam repercussão na mídia. Forças-tarefas permanentes buscaram dar respostas, tanto no âmbito da cidadania no combate à corrupção, quanto no aspecto criminal.

O MPRJ também buscou a resolução consensual de conflitos, por meio da mediação e das práticas restaurativas, além de acordos firmados ao longo da instrução dos inquéritos.

Por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP/MPRJ), da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e dos Centros de Apoio Operacionais, o Ministério Público também buscou o aprimoramento e a atualização técnica dos membros, construindo padrões de atuação mais resolutivos.

Entre os destaques divulgados também esteve o desenvolvimento da plataforma digital “MP em Mapas”, o novo ambiente de trabalho que busca integrar membros, servidores, cidadãos, imprensa e empresariado no compartilhamento de informações que produzam ações de resultado e cidadania ativa.

A imprensa é fundamental para a construção de um Ministério Público transparente. O acesso à informação é um dos pilares da política da instituição que buscou ao longo do ano a modernização e a qualificação de sua atuação para a melhoria da prestação de serviços à sociedade.

649 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar