Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
Rio de Janeiro
MPRJ certificação ISO 9001
MPRJ caminha para obtenção da certificação ISO 9001
Publicado em 2018-02-06 19:32:19.388 - Atualizado em 2018-02-06 19:13:14.0

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Secretaria-Geral, deu mais um importante passo rumo à garantia da eficiência, transparência e prestação de contas de suas atividades. Na última sexta-feira (26/01) foram ajustados os termos para assinatura do contrato para a certificação ISO 9001 do gabinete do procurador-geral de Justiça. O objetivo é a melhoria da qualidade nos processos de trabalho desenvolvidos. 

O processo exige, num primeiro passo, capacitação interna de servidores para o correto entendimento das normas técnicas da certificação. Num segundo momento, haverá treinamento específico para a formação de auditores próprios, que serão responsáveis pela continuidade das avaliações, após a certificação. A expectativa é de que a certificação oficial seja obtida no segundo semestre deste ano.

“Essa é mais uma medida que caminha na perspectiva da gestão de qualidade da atual administração. A certificação servirá como instrumento para que subamos degraus visando à prestação de um serviço de excelência – e de forma continuada. Para ser alcançada, a certificação exige o cumprimento de uma série de requisitos, que necessariamente deverão ser mantidos ao longo do tempo”, avalia o promotor de Justiça Dimitrius Viveiros, secretário-geral do MPRJ.

Para conquistar o certificado, será necessário implementar procedimentos como controle de documentos e registros; auditorias internas; realização de reuniões de análise crítica para avaliação do desempenho de processos, de não conformidades e  oportunidades de melhoria; implementação da política da qualidade; definição de objetivos e mensuração do desempenho dos processos por meio de indicadores técnicos.

Na prática, a medida resulta economia de tempo e de recursos, com ganhos em produtividade, segurança da informação e transparência. Qualidade que, em última análise, se converte em confiabilidade institucional. Não por acaso, o processo de certificação ISO 9001 já foi adotado por importantes instituições públicas no país, como a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

A ideia é fazer com que o Gabinete do PGJ detenha uma Política da Qualidade que traduza estratégias adotadas pela instituição, com a criação de condições que permitam maior fortalecimento institucional e propiciem a construção de um MP mais resolutivo para a sociedade.

mprj
institucional
iso 9001
excelência
eficiência
575 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar