Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Consumidor
MPRJ participa de reunião da Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios do Conselho Nacional de Procuradores Gerais
Publicado em 2018-04-16 13:30:34.891 - Atualizado em 2018-04-16 13:30:25.0

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (GAEDEST/MPRJ), participará da reunião da Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), que será realizada nesta quarta-feira (18/04) e na quinta-feira (19/04), na cidade do Rio de Janeiro. Participarão do encontro, na sede do MPRJ, membros dos Ministérios Públicos de diversos Estados e do Distrito Federal.
 
A abertura da reunião está programada para 14h do dia 18, seguida da apresentação do projeto de cadastramento biométrico do Atlético Paranaense. No dia seguinte, a partir das 9h, será a vez da exposição do projeto de cadastramento pelo Detran-RJ, incluindo a possibilidade de reconhecimento facial para a identificação de torcedores impedidos de ingressar em estádios pelo Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos, um dos problemas que chamaram a atenção dos promotores do GAEDEST/MPRJ, que atuam nas áreas criminal e de tutela coletiva. Também será discutida a Operação Cartola, deflagrada na Paraíba, contra dirigentes e membros da federação local envolvidos na manipulação de resultados, interferência em decisões da justiça desportiva, entre outras irregularidades. 
 
Criada pelo CNPG em 2006, a comissão procura intervir em questões como a redução da violência nos estádios de futebol e na melhoria de segurança das instalações físicas destes ambientes, legitimando e aproximando ainda mais os MPs da sociedade. 
 
A dinâmica atual do futebol exige que o Ministério Público esteja atento aos novos desafios e, por isso, a comissão passou a intervir junto ao poder público estadual e municipal, órgãos de segurança pública, federações, clubes e torcidas, tendo a finalidade de tutelar de forma preventiva a integridade física e a saúde dos torcedores.

 

futebol
segurança nos estádios
cnpg
gaedest
cartola
153 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)