Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
MPRJ inicia projeto de implantação do SEI! nos processos administrativos
Publicado em 2018-05-16 13:25:52.102 - Atualizado em 2018-05-16 13:25:25.0

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria-Geral do Ministério Público (SGMP/MPRJ), deu início ao projeto de implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI!) – plataforma digital destinada à tramitação de procedimentos da área administrativa, com ganhos de eficiência e rapidez, além da redução de custos, com a eliminação do uso do papel. Já adotado por diversos órgãos públicos, o SEI! é também um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de gestão, possibilitando o compartilhamento do conhecimento e atualização de dados em tempo real.
 
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI! é cedido de forma gratuita às unidades do Ministério Público Brasileiro por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 15/2016, celebrado com o Conselho Nacional do Ministério Público. O MPRJ aderiu ao convênio celebrado entre o TRF4 e a CNMP no dia 4 de julho de 2017 e, logo em seguida, deu os primeiros passos rumo à instalação do sistema.
 
Como medidas mais recentes, nos dias 9 e 10 de maio, foi realizada a apresentação da ferramenta às estruturas administrativas da Secretaria-Geral do Ministério Público, além do treinamento inicial dos servidores que irão atuar como pontos focais para a implantação do sistema na instituição. O evento contou com a contribuição de servidores do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), que apresentaram o projeto de implantação do SEI! naquela instituição, iniciada no ano passado.
 
Os visitantes ministraram o curso de capacitação e trocaram experiências sobre o tema. A equipe responsável pelo SEI! no Ministério Público fluminense já vem realizando o mapeamento das rotinas de trabalho e a análise de gestão documental dos processos que serão incluídos no piloto de implantação da ferramenta, prevista para lançamento no dia 2 de julho. A expectativa é de que, já em meados do próximo ano, a totalidade dos processos administrativos do MPRJ seja executada por meio da plataforma. 

 

cnmp
mpsp
sei
sgmp
sistema eletrônico de informação
trf4
282 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar