Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
#MudaRio: MPRJ promove debate sobre a educação nesta sexta-feira, com foco nas eleições de 2018
Publicado em 2018-06-13 10:52:20.27 - Atualizado em 2018-06-13 10:52:16.0

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ), promoverá, nesta sexta-feira (15/06), no auditório do edifício-sede, o quarto e último painel do evento “#MUDARIO: Um outro olhar, uma nova direção” com o tema Educação no Estado.

Autoridades da área debaterão questões relativas ao financiamento da educação e políticas públicas voltadas para a valorização do magistério e para os ensinos fundamental e médio.

O primeiro encontro do ciclo de debates #MUDARIO foi realizado em 4 de maio, tendo a Segurança Pública como foco. No segundo encontro, em 11 de maio, foi debatida a Crise Fiscal no Rio. No dia 18 de maio, as palestras foram sobre a Saúde Pública no Estado.

O evento privilegia a abordagem dos temas sob diferentes perspectivas e é uma oportunidade para discutir a conjuntura político-econômica e social do Estado do Rio de Janeiro e propor soluções que inspirem mudanças nas políticas públicas, com a proximidade das Eleições 2018.

Ao fim dos debates, um documento oficial com propostas será encaminhado pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, aos candidatos ao Governo do Estado do Rio, para que avaliem a possibilidade de inclusão das sugestões em seus programas de governo.

Participam dos encontros promotores e procuradores de Justiça, além de palestrantes externos, renomados especialistas nas respectivas áreas de atuação.

Programação dos painéis de 15/06 – Educação

9h30 – Abertura

10h às 11h – "O Financiamento da Educação no Estado do Rio de Janeiro”

Palestrantes: Professor Salomão Barros Ximenes (Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFABC) e Karine Tomaz Veiga (Auditora do TCE-RJ em atuação no LOPP/MPRJ)

Mediador: Promotor de Justiça Emiliano Rodrigues Brunet Depolli Paes (Titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital)

11h às 12h – “Políticas Públicas de Valorização do Magistério Estadual”

Palestrantes: Jorge Nassim Vieira Najjar (Coordenador do Programa de Pós-Graduação da UFF e Diretor Estadual da ANPAE) e Lucília Augusta Lino (integrante do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação - UERJ e Presidente Nacional da ANFOPE)

Mediadora: Andrea Machado Pereira de Carvalho (Ex-Secretária Municipal de Educação de Rio das Ostras e Técnica Pericial do GATE/MPRJ)

14h às 15h – “Políticas Públicas de Ensino Fundamental e Médio”

Palestrantes: Gaudêncio Frigotto (Pesquisador do CNPq) e Lucy Rosa Silveira Souza Teixeira (Ex-Secretária Municipal de Educação de Rio Bonito e Coordenadora do Comitê-Rio da Campanha Nacional pelo Direito à Educação)

Mediadora: Promotora de Justiça Débora da Silva Vicente (Coordenadora do CAO Educação/MPRJ)

Informações pelo telefone (21) 2550-9060

#MUDARIO: Um outro olhar, uma nova direção
TEMA: Educação
Data: 15/06/2018, 9h30 às 15h30
Local: Auditório do MPRJ (Av. Marechal Câmara, 370, 9º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ)

Inscrições: http://www.mprj.mp.br/comunicacao/eventos

educação
mprj
iep
eleições 2018
mudario
301 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar