Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Ouvidoria
MPRJ realiza evento na Central do Brasil em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Publicado em 12/03/2019 19:15 - Atualizado em 13/03/2019 09:58

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Ouvidoria Itinerante/MPRJ, realizará nesta quarta-feira (13/03) mais uma ação comunitária relacionada ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O evento “Seja forte como uma mulher” será realizado na Central do Brasil, no Centro do Rio, das 10h às 16h. É mais uma iniciativa do MPRJ, sob a hashtag “#MPRJEstaAqui”, com o objetivo de aprimorar a relação entre o órgão e a população fluminense.  

O evento terá a participação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica contra a Mulher e Núcleo de Gênero (CAO Violência Doméstica/MPRJ); da Ouvidoria/MPRJ; e de órgãos dos governos estadual e municipal, que oferecerão gratuitamente diversos serviços à população.  

A Ouvidoria/MPRJ levará seu ônibus itinerante para receber denúncias de danos ao meio ambiente e ao patrimônio público; desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor; má prestação de serviços públicos; e vários tipos de crimes, como pedofilia, corrupção, pirataria, atuação de milícias, violência sexual, entre outros. Pelo MPRJ, o CAO Violência Doméstica/MPRJ disponibilizará uma equipe para prestar orientações sobre a campanha de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e minorias. Além destes, confira outros serviços que serão oferecidos durante o evento:

Secretaria Municipal de Saúde (Das 13:00h às 16:00h) – Orientações sobre planejamento reprodutivo, controle do tabagismo e saúde bucal, entre outros.
Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do Município do Rio de Janeiro – Atendimento a mulheres em situação de violência e discriminação através dos Centros Integrados de Atendimento à Mulher Tia Doca de Madureira e o CEAM Chiquinha Gonzaga.
Fundação Leão XIII - Serão disponibilizadas 250 isenções de taxas durante o evento para os serviços de emissão da 2ª Via de certidão de nascimento, casamento, óbito e carteira de identidade expedida pelo DETRAN. 
Detran/RJ - Emissão da Carteira de Identidade emitida pelo Estado do Rio de Janeiro. Documentação necessária: Original e cópia ou cópia autenticada dos seguintes documentos. Brasileiros solteiros - Certidão de Nascimento; Brasileiros casados - Certidão de Casamento; Brasileiros naturalizados - Certificado de Naturalização ou cópia da portaria de concessão da naturalização publicada na Imprensa Nacional (D.O.U.); Portugueses com igualdade de direitos e obrigações civis - Certificado de Igualdade de Direitos e obrigações civis ou cópia da Portaria de concessão da Igualdade publicada na Imprensa Nacional (D.O.U.); Original e cópia ou cópia autenticada do CPF e/ou PIS/PASEP quando o cidadão desejar a inclusão dos respectivos números na Carteira.

Para ter acesso aos serviços oferecidos de emissão de documentos e certificados a população deve levar documentos originais e fotos 3x4 recentes, com o fundo branco, coloridas ou preto e branco. Veja aqui os serviços oferecidos durante o evento.

 

ouvidoria itinerante
135 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)