Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Ouvidoria
MPRJ realiza primeira ouvidoria itinerante do ano em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Publicado em 14/03/2019 16:07 - Atualizado em 17/03/2019 13:29

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do projeto Ouvidoria Itinerante, realizou nesta quarta-feira (13/03), a primeira ação comunitária do ano, relacionada ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O evento “Seja forte como uma mulher” é mais uma iniciativa do MPRJ, sob a hastag “#MPRJEstaAqui”, com o objetivo de aprimorar a relação entre o órgão e a população fluminense.

O atendimento foi realizado das 10h às 16h, na Central do Brasil e contou com apoio da Supervia, que cedeu o local. Nesse período, a Ouvidoria do MPRJ recebeu denúncias relacionadas ao meio ambiente, patrimônio público, desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, má prestação de serviços, pirataria, atuação de milícias, violência sexual, entre outras. Para a procuradora de Justiça Denise Fabião, ouvidora do MPRJ, o evento contribuiu para que a sociedade fluminense conheça melhor a instituição e a identifique como um portal de acesso para suas manifestações e angústias.  “Além de oferecer, por meio de parcerias, serviços básicos para sociedade, o Ministério Público do Rio está aqui com a sua equipe para receber, ouvir e registrar as manifestações, que serão distribuídas diretamente no sistema geral da ouvidoria, que as encaminhará para o centro de apoio adequado.” 

O evento teve a participação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça e Violência Doméstica contra a mulher e Núcleo de Gênero (CAO Violência Doméstica/MPRJ), que disponibilizou uma equipe para prestar orientações sobre a campanha de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e minorias. A Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde, a Subsecretaria de Políticas Para Mulheres, a Fundação Leão XIII e o DETRAN RJ, também ofereceram seus serviços para a sociedade carioca. O ouvidor-geral do Estado, Magno Tarcísio de Sá e o assessor da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE), Leandro Teixeira prestigiaram a ação. 

Coordenadora do CAO Violência Doméstica/MPRJ, a promotora de Justiça Lúcia Iloizio reiterou a importância do evento para a ressocialização da sociedade e, em especial, da mulher. “A ouvidoria temática é realizada desde 2013, voltada para as questões das mulheres, e, também ao enfrentamento da violência contra a mulher, especialmente nos meses de março e agosto; Março em razão do mês das mulheres, e agosto, em razão do mês de comemoração da Lei Maria da Penha, com foco centrado na questão do enfrentamento a violência contra mulher”, disse.

Segundo a dona de casa Vera Lúcia, que foi atendida em um dos postos disponibilizados pelo MPRJ, a ideia de ouvir e ajudar quem precisa é de extrema relevância para que as pessoas mais necessitadas tenham acesso a serviços básicos. ”Fui muito bem atendida aqui. O evento faz bem ao povo, principalmente no Centro da cidade. Muita gente aqui não tem onde morar; os desfavorecidos são muito mal atendidos. Esse trabalho precisa continuar. A mulher precisa muito de apoio, principalmente as que saem de casa cedo para sustentar os filhos”, observou.

A transexual Érica Silveira, agradeceu ao MPRJ pela ajuda no seu processo de ressocialização. “Achei muito importante essa ação do Ministério Público, estou sendo muito bem acolhida aqui; espero conseguir resolver todas as minhas pendências. “, avaliou. 

A Ouvidoria Itinerante/MPRJ vai participar da ação CaminhaDown 2019 Zona Norte “Uma caminhada para exercitar a consciência”, que será realizada no próximo domingo (17/03), na Praça Aquidauana, em Vicente de Carvalho, das 9h30 às 12h30. A Ouvidoria Itinerante do MPRJ estará no local fornecendo informações úteis a portadores da Síndrome de Down, seus familiares e participantes do evento e recolhendo denúncias contra a violação de direitos das pessoas com deficiência.

 

dia internacional da mulher
ouvidoria itinerante
caminha down
ouvidoria mprj
283 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)