Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Meio Ambiente
MPRJ recebe do Ministério do Meio Ambiente o selo A3P pela adoção de práticas sustentáveis
Publicado em 09/08/2019 11:52 - Atualizado em 09/08/2019 11:52

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, por parte do Ministério do Meio Ambiente, o selo A3P, por implementar a Agenda Ambiental na Administração Pública, com práticas sustentáveis, no ano de 2018. O certificado refere-se ao correto preenchimento do sistema de monitoramento anual da Agenda Ambiental na Administração Pública, o Ressoa, que permite acompanhar metas e consolidar informações fornecidas pelas instituições públicas que aderiram ao programa de conscientização ambiental.

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que estimula órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade em seus procedimentos internos. De acordo com a definição do programa “a adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos”.

"A alimentação de dados no sistema Ressoa e o alinhamento institucional com as boas práticas sugeridas pela A3P são constantemente perseguidos pelo Núcleo de Sustentabilidade do MPRJ que em breve lançará um Plano de Gestão Ecossustentável visando integrar indicadores, metas e ações distribuídas nos seis eixos temáticos previstos na Agenda Ambiental da Administração Pública", explicou o secretário de Logística do MPRJ, Ronaldo Bello Guimarães.

Desde 2017 a A3P concede dois indicativos de sustentabilidade aos órgãos participantes do projeto: o Certificado de Adesão (para aqueles que assinam o Termo de Adesão) e o Selo A3P (para quem preenche o Ressoa). O 8º Prêmio A3P, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, está com inscrições abertas em cinco categorias: Gestão de Resíduos; Uso Sustentável dos Recursos Naturais; Inovação na Gestão Pública; Destaque da Rede A3P; e Combate ao Lixo no Mar. 

mprj
ministério do meio ambiente
práticas sustentáveis
a3p
selo
agenda ambiental na administração pública
160 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar