Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
MPRJ recebe visita de membros do Instituto Mediare
Publicado em 26/11/2019 15:20 - Atualizado em 26/11/2019 15:20

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, nesta segunda-feira (25/11), membros do Instituto Mediare para uma visita institucional. No encontro, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, apresentou algumas das novas estruturas do MPRJ e falou sobre a prioridade da instituição em desenvolver tecnologias e soluções inovadoras para aprimorar a atuação ministerial.
 
Gussem acompanhou os membros do instituto para uma visita aos setores do MPRJ dedicados a pesquisas, ao trabalho com ciência de dados e a projetos inovadores. Nessa linha, os  presentes foram apresentados ao Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), ao “MPRJ em Mapas” e ao Centro de Pesquisas (Cenpe/MPRJ).
 
O PGJ explicou que o MPRJ investe nessas estruturas para alcançar uma atuação preventiva, capaz de identificar problemas nas administrações e políticas públicas antes que ocorram danos à sociedade. Destacou também a importância de fortalecer o diálogo com instituições e órgãos públicos e da sociedade civil. “Essa interlocução é riquíssima para que a gente possa evoluir. Uma vez que o Mediare tem esse papel de mediação, de troca com as pessoas, se inserem em uma relação com a sociedade civil, com a população de uma forma geral e fazem uma ponte entre as instituições e o cidadão. Difundir essa forma nova de atuação do sistema de Justiça é muito importante”, disse Gussem.
 
Membro do Conselho Consultivo do Mediare, Gilberto Martins disse que a reunião abre um novo momento na relação com o MPRJ: “A visita foi importantíssima para aqueles que cultivam um processo de diálogo porque mostrou ferramentas novas de equalização de informação. Quando você equaliza informações, chega numa situação de melhor diálogo, porque as partes conseguem se entender mais e melhor. Tomar conhecimento dessas ferramentas novas habilita o Mediare e a comunidade de mediadores a serem mais eficazes”, comentou Gilberto, que acrescentou: “O Mediare tem um convênio com o Ministério Público e com essa apresentação feita hoje o convênio pode ser revitalizado e ganhar novas possibilidades”.
 
A procuradora de Justiça Anna Maria Di Masi, coordenadora do Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (Cemear/MPRJ), comentou sobre a importância da parceria para a construção de uma sociedade mais justa: “O MPRJ, através do Cemear, desenvolve, já há um bom tempo, um trabalho de parceria e cooperação técnica com o Mediare, na implementação e divulgação da política pública dos métodos autocompositivos, em caráter pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, bem como em outros estados da federação. Essa parceria busca a construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna, democraticamente mais amadurecida, através da construção de soluções consensuadas no equacionamento dos conflitos, o que garante à sociedade Fluminense uma atuação de vanguarda, um Parquet sempre atento e resolutivo no exercício de sua atribuição constitucional”
 
Criado recentemente para desenvolver projetos que aprimorem a atuação do MPRJ por meio do uso da ferramentas inovadoras, os trabalhos do Inova/MPRJ foram apresentados pelo coordenador do laboratório, promotor de Justiça Daniel Lima Ribeiro. Em seguida, a visita foi ao “MPRJ em Mapas”, plataforma que atua na linha de governos abertos, reunindo informações georreferenciadas sobre diversas áreas (saúde, segurança, meio ambiente, educação, etc). Por fim, a coordenadora do Cenpe/MPRJ, Joana Monteiro, apresentou trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas e explicou a importância de pesquisas para apoiar a atuação dos promotores e procuradores de Justiça. O subcoordenador do CAO Consumidor, Sidney Rosa,  também participou do encontro.
 
Entre os membros do Mediare presentes estavam Tania Almeida, Wanderley Jacob, Maria Izabel Montenegro, Manoel Vargas, Shirley Gomara, Cosntança Madureira, Mercedes Schumacher, Tomaz Solberg, Solange Jones, Monica Carneiro, Thais Bressan e Felipe Altberg.

mprj
eduardo gussem
mp do rio
mp-rj
mediare
cenpe_mprj
154 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar