Revista Nº 79 Resumo

Imagem representativa do ARTIGO DA REVISTA N° 79
ARTIGO DA REVISTA N° 79

Jan/Mar 2021

A legitimidade do exercício do poder em Guglielmo Ferrero

79 Artigo

Artigo
DOCUMENTO
Arquivo para download - Versão PDF

A legitimidade do exercício do poder em Guglielmo Ferrero

Artigo

A legitimidade do exercício do poder em Guglielmo Ferrero

Autor

Marcelo Machado Costa Lima *
Getúlio Braga Júnior **

* Doutor em Direito pela Universidade de Lisboa. Professor no Programa de Pós-Graduação em Direito da UNESA e Prof. Titular em Direito Constitucional no Ibmec.

** Doutor em Filosofia pelo IFCS/UFRJ. Professor na UNESA, na UCAM e no Ibmec.

Resumo

Na esteira das discussões contemporâneas em busca por uma definição do que venha a ser a legitimidade nas esferas filosófico-política e jurídico-filosófica, o presente texto busca trazer à tona uma síntese das principais ideias de Guglielmo Ferrero, intelectual italiano que, na primeira metade do Século XX, apresenta uma contribuição efetiva para esse propósito. Tendo como ponto de partida escritos do Príncipe Talleyrand-Périgord, personagem central da política francesa em alguns dos momentos mais cruciais na primeira metade do século XIX, o autor italiano acaba nos oferecendo algumas importantes reflexões sobre a legitimidade, levantando questões incontornáveis que, não tendo sido superadas por filósofos e juristas contemporâneos, continuam a buscar respostas acerca da justa relação entre governantes e governados nas diversas configurações em que o Estado de Direito costuma se revelar.

Palavras-chave

Exercício do poder. Guglielmo Ferrero. Legitimidade.

Como citar este artigo:

LIMA, Marcelo Machado Costa; BRAGA JÚNIOR, Getúlio. A legitimidade do exercício do poder em Guglielmo Ferrero. In: Revista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, nº 79, p. 305-310, jan./mar. 2021.