Revista 81 - Sobre

Imagem representativa da Revista n°81
Revista n°81

A 81ª RMP permanece como uma arena de debates para temas jurídicos contemporâneos. Abrimos a seção Doutrina com a homenagem in memoriam ao Promotor de Justiça Marcelo Lessa Bastos por meio do ensaio sobre bem jurídico, deficientes mentais, estupro de vulnerável e o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Renomados juristas e estudiosos do Direito abordam, entre outros, temas como publicidade institucional e a linha divisória entre o dever de informação e a promoção pessoal; o branqueamento de capitais e a advocacia, os deveres de compliance e a responsabilização por seu descumprimento. Nos Observatórios Jurídico e Filosófico, são desenvolvidas teses de grande relevância. Em Memória Institucional, temos a entrevista com o Procurador de Justiça Jorge Vacite Filho. Em História em Destaque, inauguramos a série de itens documentais destacados pelo Centro de Memória do MPRJ. Em Peças Processuais, são reproduzidos pareceres exarados por membros do MPRJ e, dos Tribunais Superiores, apresentamos julgados de indiscutível importância.

Formatos Digitais - Revista

Formatos Digitais
Documento
Revista Digital na íntegra - Versão PDF

Documento
Revista Digital na íntegra - Versão EPUB

Documento
Revista Digital na íntegra - Versão MOBI

Revista 81 Artigos

ARTIGOS

Doutrina

Ensaio sobre bem jurídico, deficientes mentais, estuporo de vulnerável e o Estatuto da Pessoa com Deficiência: Lei nº 13.146/2015 x Lei nº 13.718/2018

Tiago de Lima Santos Reid


Microssistema da tutela coletiva: análise dos meios de consensualidade e da possibilidade de acordo na esfera da improbidade administrativa, com o advento da Lei nº 13.964/2019

Adriana da Silva Clericuzi


Branqueamento de capitais e advocacia: os deveres de compliance e a responsabilização por seu descumprimento

Bárbara Dorati Ferrari


Capacidades institucionais e caminhos a serem percorridos para uma nova cena institucional democrática

Bruno de Sá Barcelos Cavaco


Princípio da proibição da insuficiência: o dever do Estado de proteção mínima aos direitos sociais fundamentais

Carolina Maria Gurgel Senra


Publicidade institucional: a linha divisória entre o dever de informação e a promoção pessoal

Emerson Garcia


Acordo de Não Persecução Cível - questões procedimentais e processuais

Fabrício Rocha Bastos


Regras sobre honorários sucumbenciais aplicáveis aos processos iniciados na vigência do CPC-1973: uma crítica à solução construída no EAREsp n. 1.255.986/PR

Fredie Didier Jr.
Rafael Alexandria de Oliveira


Agente de Contratação como expoente de Governança na nova Lei de Licitações

Marcela do Amaral B. de Jesus Amado


Improbidade administrativa no Estatuto da Cidade

Renee do Ó Souza
José Vicente Gonçalves de Souza


Sucinta análise sobre o novo crime de perseguição do art. 147-A do Código Penal - stalking

Sauvei Lai


Observatório

OBSERVATÓRIO JURÍDICO

Fraude na pavimentação de vias asfálticas: uma ilicitude crônica na realidade brasileira

Emerson Garcia


A pandemia e a Constituição

Ives Gandra


OBSERVATÓRIO FILOSÓFICO

Refletindo sobre a etiologia da expressão processo kafkiano adjetivando feitos criminais

Adolfo Borges Filho


Peças Processuais

PARECERES

Parecer. Consultoria Jurídica da Procuradoria-Geral de Justiça. Ouvidoria-Geral do Ministério Público. Processo administrativo instaurado a partir de requerimento formulado pela Ouvidora-Geral do Ministério Público, no qual solicita orientação acerca de normatização que defina eventual instância revisora da atuação da Ouvidoria.

Emerson Garcia


PEÇAS

Parecer. Assessoria de Atribuição Originária em Matéria Cível. Declínio de Atribuição em Matéria Cível. Declinante 7ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa da Cidadania da Capital. Ato praticado pelo Governador do Estado. Ato administrativo complexo. Improbidade administrativa que inicialmente não se vislumbra. Eventual irregularidade deve ser remediada através de ação própria no âmbito das atribuições do remetente. Parecer no sentido do não acolhimento da promoção de remessa, com vistas à declaração da atribuição da 7ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital.

Marlon Oberst Cordovil


Jurisprudência

Supremo Tribunal Federal

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

HABEAS CORPUS Nº 169.417 / SÃO PAULO. HABEAS CORPUS. DESOBEDIÊNCIA (ART. 330 DO CÓDIGO PENAL). EXERCÍCIO DE AUTODEFESA. INOCORRÊNCIA. PRÁTICA DE ATO ATENTATÓRIO À DIGNIDADE DA JUSTIÇA E RESPONSABILIDADE DO DEPOSITÁRIO INFIEL (ART. 77, IV, E §§ 1º E 2º, E ART. 161, PARÁGRAFO ÚNICO, AMBOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL). RESSALVA EXPRESSA QUANTO À APLICAÇÃO DE SANÇÃO PENAL. INDEPENDÊNCIA DAS INSTÂNCIAS. TIPICIDADE DA CONDUTA. SUBSTITUIÇÃO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE POR RESTRITIVAS DE DIREITOS. POSSIBILIDADE.


JURISPRUDÊNCIA CIVEL

MEDIDA CAUTELAR NA ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL Nº 787 / DISTRITO FEDERAL . TRATA-SE DE ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL (ADPF) COM PEDIDO DE MEDIDA LIMINAR, PROPOSTA PELO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CONTRA ATOS COMISSIVOS E OMISSIVOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NO QUE DIZ RESPEITO À ATENÇÃO PRIMÁRIA DE PESSOAS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS QUE VIOLAM OS PRECEITOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO À SAÚDE (ART. 6º E 196), DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E DA IGUALDADE (ART. 5º).


JURISPRUDÊNCIA CIVEL

RECLAMAÇÃO Nº 48.385 / MINAS GERAIS. RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL. IMPUGNAÇÃO DE DECISÃO DE 2ª INSTÂNCIA QUE DETERMINA AO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE A VACINAÇÃO IMEDIATA DE ADOLESCENTE COM IMUNIZANTE DA FABRICANTE PFIZER. VIOLAÇÃO AOS CRITÉRIOS CIENTÍFICOS QUE ORIENTAM O PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO. IMPOSSIBILIDADE DE BURLA DA FILA DE PRIORIDADES E ESCOLHA DA MARCA DA VACINA. MANIFESTA OFENSA A PRECEDENTES VINCULANTES DO STF FIRMADOS NA ADPF 754 E NA ADI 6362. NECESSIDADE DE URGENTE CONCESSÃO DE EFEITO SUSPENSIVO.


Superior Tribunal de Justiça

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EM HABEAS CORPUS Nº 130.651 / SÃO PAULO (2020/0175264-3). AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL. PLEITO DE TRANCAMENTO OU DE SUSPENSÃO DA AÇÃO PENAL. MEDIDA EXCEPCIONAL. RESPONSABILIDADE SUBJETIVA AFIRMADA. INVERSÃO DA CONCLUSÃO DA INSTÂNCIA LOCAL. REVOLVIMENTO DE FATOS E DE PROVAS. NÃO CABIMENTO NA VIA ELEITA. DISCUSSÃO DO DÉBITO TRIBUTÁRIO EM EXECUÇÃO FISCAL. GARANTIA INTEGRAL DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO. IRRELEVÂNCIA, NO CASO. NATUREZA DIVERSA DE PAGAMENTO VOLUNTÁRIO E DE PARCELAMENTO DA EXAÇÃO. PRECEDENTES. EXCEPCIONALIDADE NÃO DEMONSTRADA. PROSSEGUIMENTO DA AÇÃO PENAL. POSSIBILIDADE. AGRAVO DESPROVIDO.


JURISPRUDÊNCIA CIVEL

AGRAVO INTERNO NO RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 60984 / RONDÔNIA (2019/0159256-2). PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONCURSO PÚBLICO. DELEGADO DE POLÍCIA. INVESTIGAÇÃO SOCIAL. OMISSÃO ACERCA DE FATOS DESABONADORES DO CANDIDATO. DESCUMPRIMENTO DO EDITAL. NÃO RECOMENDAÇÃO PARA O CARGO. LEGALIDADE DE SUA EXCLUSÃO DO CERTAME. AUSÊNCIA DE DIREITO LÍQUIDO E CERTO.


JURISPRUDÊNCIA CIVEL

CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 171.987 / SÃO PAULO (2020/0099291-7). ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. CONFLITO DE COMPETÊNCIA. AÇÕES CIVIS PÚBLICAS NAS QUAIS SE POSTULA DETERMINAÇÃO DE NÃO HAVER CORTE DO SERVIÇO POR INADIMPLÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. DECISÕES CONTRADITÓRIAS PROFERIDAS POR JUÍZOS VINCULADOS A TRIBUNAIS DIVERSOS (ART. 105, I, "D", DA CF). CONHECIMENTO. CIRCUNSTÂNCIAS QUE ATRAEM A COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. PARTICIPAÇÃO DA ANATEL (ART. 109, I, DA CF). SÚMULA 489/STJ.