Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

O que é o GMRC?


O Grupo de Mediação e Resolução de Conflitos - GMRC - funciona dentro da estrutura da Procuradoria-Geral de Justiça do MPRJ, e tem por objetivo auxiliar as partes em conflito a solucionarem a questão através do procedimento de facilitação de diálogo e desconstrução de conflitos com aplicação de metodologias selecionadas caso a caso.


O processo de facilitação e desconstrução de conflitos possibilita as partes uma solução mais rápida e de sua própria autoria, devolvendo-lhes o controle de suas próprias vidas e o poder de decisão, o que confere aos acordos obtidos maior eficiência, resguardando os interesses de todos os envolvidos, e desta forma, dificilmente será descumprido.


O Grupo atua nas mais diversas áreas das relações humanas, tais como, tutela coletiva do meio ambiente, saúde pública, consumidor e políticas públicas, cível, família, infância e juventude, mediação escolar, JECRIM, violência doméstica, conflitos de vizinhança, entre outros.


Como funciona o GMRC?


O GMRC recebe pedidos internos de atuação em procedimentos encaminhados por Promotores e Procuradores de Justiça, e também, pedidos externos de atuação, que poderão ser realizados por qualquer pessoa, órgão, ou instituição que esteja envolvida em algum conflito e deseje solucioná-lo através dos métodos alternativos de resolução de conflitos.

Os casos recebidos serão analisados e o Grupo entrará em contato para agendar a reunião. Caso seja verificada a impossibilidade de utilização da Mediação ou de outros métodos alternativos de resolução de conflitos, as partes serão devidamente esclarecidas e encaminhadas.

Importante esclarecer que todo o procedimento é sigiloso, portanto, as informações prestadas durante o procedimento serão mantidas em segredo.

O GMRC utiliza o sistema multiportas, que consiste na possibilidade de combinação de diferentes métodos alternativos de desconstrução de conflitos, observando caso a caso sua adequação, objetivando o pleno e eficiente auxílio às partes em litígio na pacificação do conflito e construção do acordo, se for o caso.


Como solicitar?


O serviço é oferecido de forma inteiramente gratuita, e pode ser solicitado através do preenchimento do formulário ou através da Ouvidoria do MPRJ, telefone 127.