Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Idoso e Pessoa c/Deficiência
MPRJ participa de evento em Bangu pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Publicado em 26/06/2019 18:52 - Atualizado em 27/06/2019 12:51

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Ouvidoria/MPRJ e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (CAO Idoso e Pessoa com Deficiência/MPRJ), esteve presente nesta terça-feira (25/06), na Praça Guilherme da Silveira, em Bangu, no evento de comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. No local, foi montado um estande onde funcionários da Ouvidoria Itinerante ouviram a população sobre problemas relacionados ao atendimento prestado pelo Poder Público.

“Desde março, nós temos disponibilizado um questionário para que a população atendida no projeto da Ouvidoria Itinerante conheça o trabalho do MPRJ e os nossos canais. Aqui na Zona Oeste, que é uma região da cidade bastante carente de serviços públicos, foi importante observar que agentes da sociedade civil também estiveram presentes, disponibilizando serviços à comunidade de Bangu”, destacou a Ouvidora do MPRJ, procuradora de Justiça Denise Fabião Guasque.

Coordenadora do CAO Idoso e Pessoa com Deficiência/MPRJ, a promotora de Justiça Cristiane Branquinho lembrou que um acompanhamento feito desde 2017, com relação às ouvidorias relativas à violência contra a pessoa idosa, mostrou que a Zona Oeste da cidade apresentou o maior número de queixas da população. “Por isso foi tão importante para o MPRJ se fazer presente neste evento. Precisamos chamar a atenção para que exista uma mobilização maior da sociedade sobre a questão da violência contra o idoso e esta é uma região que apresenta carência de recursos e de unidades de atendimento público, aumentando a necessidade de que a população local recorra aos nossos serviços”, declarou a promotora.

Antonio Alves Rodrigues procurou o estande da Ouvidoria Itinerante para reclamar que, apesar de a sua sobrinha estudar em uma instituição pública, não estava conseguindo confeccionar o cartão Riocard da menina, pois o site encontra-se inoperante. “Nós temos tentado insistentemente nos últimos dias e não conseguimos, o que acarreta um custo grande, já que estamos pagando uma passagem que não deveríamos. Ter acesso aos serviços do MPRJ de maneira mais fácil é muito importante para que possamos ter a oportunidade de nos queixar de órgãos que não estão cumprindo com a sua função”, afirmou.

Além do MPRJ, estiveram presentes a Secretaria Municipal de Saúde, com aplicação de vacina contra a gripe e atendimento médico; a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, com a exposição de projetos realizados por idosos através dos Centros de Referência de Assistência Social; e a Ordem dos Advogados do Brasil, com atendimento jurídico. O evento também contou com apresentações de música e dança realizadas pela população idosa da região.

Comemorado no dia 15/06, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a prevenção, defesa e combate à violência contra idosos. As denúncias de violência à Ouvidoria/MPRJ podem ser realizadas por meio do portal na internet ou pelo telefone 127.

 

ouvidoria itinerante
proteção ao idoso e à pessoa com deficiência
203 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar