Relatório de
Atividades 2019

INTRODUÇÃO

Chegou ao fim o ano de criação do Inova_MPRJ. Durante 2019, existimos com a equipe completa por apenas um quadrimestre – e aos poucos ganhamos estrutura operacional. Mas foi o suficiente para testar as premissas do planejamento estratégico do Laboratório, finalizar os primeiros experimentos e deixar prontos para testes em 2020 as primeiras versões dos métodos de trabalho e de inovação aberta.

Validamos uma das premissas fundamentais que inspiraram a criação do Inova_MPRJ. O grande potencial e o que diferencia o Laboratório é a aposta na cultura experimental e no uso combinado de uma caixa única de ferramentas. Ela inclui o design de serviços, a avaliação de políticas públicas, a comunicação, ciências de dados e soluções digitais e o novo direito público.

Em 2020, estamos entusiasmados para trabalhar com parceiros internos e externos. Queremos testar e usar com as equipes do MPRJ o método que desenvolvemos para a solução de desafios da atividade-fim e meio da Instituição. Para isso, pretendemos fortalecer uma rede que conta com parceiros externos, como os Poderes Públicos, a Academia, startups e o terceiro setor. E queremos aumentar o potencial de resultados com um programa original de inovação aberta.

31 de Janeiro
Inova_MPRJ nasce formalmente
Edição da Resolução GPGJ n. 2.273, de 31 de janeiro de 2019. Previsão do Laboratório de Inovação como órgão integrante da estrutura da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento Institucional.

04 de Fevereiro
Inova_MPRJ inicia trabalhos de planejamento estratégico
Realização de canvas e atividades de design para formulação dos objetivos estratégicos do Laboratório e extensa pesquisa do que já existe sobre laboratórios de inovação, no Brasil e no exterior.

23 de Março - 09 de Maio
Teste de treinamento em R
Experimento com alunos de diferentes perfis, incluindo membros, técnicos administrativos, periciais e assessores jurídicos. Uso de base de dados relacionada à atuação do MPRJ.

15 de Abril
Inova_MPRJ inicia trabalhos de planejamento estratégico
Realização de canvas e atividades de design para formulação dos objetivos estratégicos do Laboratório e extensa pesquisa do que já existe sobre laboratórios de inovação, no Brasil e no exterior.

08 de Maio
Apoio e facilitação da dinâmica de design com coordenadores de CAOs
Atividade de integração e diagnóstico prévio ao início do planejamento estratégico. Suporte à SubPlan.

17 de Maio
MPRJ ingressa na Rede InovaGov
Ingresso na Rede Federal de Inovação (Rede InovaGov) - rede que congrega mais de 100 órgãos públicos integrantes do ecossistema de inovação em governo no Brasil.

18 de Maio
Rede de Inovação do Estado do Rio de Janeiro
Inova_MPRJ participa da criação e do primeiro encontro da Rede.

23 de Maio
Concluído o Plano Estratégico do Inova_MPRJ
Objetivos estratégicos: (a) conduzir experimentos; (b) prospectar tendências e práticas inovadoras; (c) difundir cultura de inovação e; (d) fomentar e criar redes. Consultoria aplicada, cocriação e não substituição de órgãos. MTP: “Explorar ideias audaciosas e explorar novas práticas para construir um MPRJ à frente do seu tempo.”

04 de Junho
Inova assume gestão do convênio com a Rede ODP
Inova passa a ser o representante do MPRJ na Rede Observatório da Despesa Pública (ODP).

13 de Junho - 11 de Julho
Teste de treinamento em Tableau
Experimento com alunos de diferentes perfis, incluindo membros, técnicos administrativos, periciais e assessores jurídicos. Uso de base de dados relacionada à atuação do MPRJ.

19 de Junho
Primeiro teste de usabilidade do protótipo do IntegraX
Realizado com integrantes da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital, incluindo 1 promotor, 2 técnicos e 1 assessor jurídico.  

27 de Junho
Inova_MPRJ tem a sala reformada
Conclusão da primeira etapa da reforma da sala do Inova.

11 de Julho
Inova_MPRJ tem suas atribuições fixadas
Edição da Resolução GPGJ n. 2.292, de 11 de julho de 2019. Destaques para a previsão de uma caixa de areia regulatória (uma das primeiras do Brasil!) e a permissão para testar ferramentas e práticas inovadoras para possível adoção em escala pela Instituição.

20 de Agosto
Inova_MPRJ conclui formação da equipe
Equipe multidisciplinar, contendo habilidades jurídicas, de design, economia, ciência de dados, gestão pública e comunicação. Incluindo trainees do Vetor Brasil (primeiro MP parceiro).

26 de Setembro
Segundo teste de usabilidade do protótipo do IntegraX
Realizado com 8 promotores e 4 servidores. Sem qualquer instrução prévia, testando atividades de rotina no processamento de inquéritos civis. Levantamento de críticas, sugestões e impressões iniciais.

04 de Outubro
Lançamento do site do Inova_MPRJ para a
intranet

10-13 de Outubro
V Hackfest
Apoio na concepção, organização e execução, inclusive com duas oficinas – de design de serviços e dados abertos contra a corrupção – do Hackfest 2019 – um RIO de dados.

11 de Novembro
Chegam os notebooks provisórios

19-22 de Novembro
Visita técnica e conferência executiva na sede da Microsoft (Estados Unidos)
Reuniões para demonstrações de ferramentas, troca de experiências e validação de conceitos. Estabelecimento de diretrizes para experimento conjunto usando computação em nuvem.

20-23 de Novembro
Evento de troca de experiências e treinamento CGU-ODP
Integrantes da Rede ODP comparecem ao MPRJ e realizam oficina sobre o método de trabalho da CGU com Big Data no combate à corrupção. Participação da coordenação e técnicos do GATE. Articulação para participação ativa do MPRJ em 2020.

03 de Dezembro
Fluxo de Transformação e de Inovação Aberta
Conclusão e publicação das primeiras versões do fluxo da transformação e de inovação aberta.

04 de Dezembro
Primeiro Antena_MPRJ
Evento realizado com expoentes da inovação e gestão pública do Brasil, com feira de projetos do MPRJ digital (primeiro evento na varanda!).

06 de Dezembro
Sessão final de trabalho do projeto Vértice
Participação de  12 coordenadores e subcoordenadores. Debate sobre os achados do projeto quanto à alocação ótima de atribuições entre os órgãos do MPRJ digital.

16 de Dezembro
Início do primeiro protótipo do Inova Fagulha
Programa de parceiros e embaixadores do Inova para disseminação do método e formação de equipe estendida. 

18 de Dezembro
Conclusão e entrega do Relatório de IntegraX
Publicação de cinco exemplares impressos e versão de protótipo online.

EM NÚMEROS

4
meses de trabalho com a equipe completa

23
reuniões estratégicas

3
reuniões de 15 minutos semanalmente

10
participantes em congressos

2
retiros de planejamento

18
sessões de design de serviços com equipes do MPRJ

113
profissionais (entre membros e servidores) participantes nas atividades de design do Inova

70 no projeto Vértice
6 abredados
12 integra teste
4 integra ideação
17 tableau
4 bússola gestão hospitalar

9
falas em palestras

3
eventos realizados

21
entrevistas realizadas para formação de equipe

103
frases inspiradoras registradas

498
litros de café consumidos

EXPERIMENTOS
CONCLUÍDOS

124356

AVALIAÇÃO 360º
Método em que todos da equipe se avaliam, inclusive o coordenador. Atribuído como um dos momentos mais importantes do ano para a equipe. Em fase de documentação para divulgação e oferecimento de consultoria aplicada.  

TÉCNICA DE REUNIÕES PRODUTIVAS
Método para a organização de distintos formatos de reuniões, com propósitos específicos. Em fase de documentação para divulgação e oferecimento de consultoria aplicada.  

HACKFEST
Cliente: CSI
Participamos ativamente dando suporte à organização do evento, sendo responsáveis pela disponibilização dos dados e oferecendo duas oficinas (design de serviços e dados abertos).  

PRIMEIRA VERSÃO DO FLUXO DE TRANSFORMAÇÃO​
Conclusão da elaboração da primeira versão do método de trabalho do Inova para a solução de desafios da atividade-fim e meio, em parceria com atores externos e internos.  

PROTÓTIPO DO FLUXO DE INOVAÇÃO ABERTA
Finalização e validação conceitual do protótipo de programa de inovação aberta desenhado pelo Inova para o MPRJ. Parceria com o Tribunal de Contas da União e busca por parceiros privados para conduzirem o primeiro ciclo em 2020.

PROTÓTIPO DO INTEGRA EXTRAJUDICIAL
Cliente: GSI/STIC
O Inova desenhou a visão do produto, detalhada em funcionalidades, guiou o desenvolvimento do protótipo e propôs roteiro de funcionalidades futuras. Protótipo entrou em produção em uma promotoria de justiça.

PROJETOS EM
ANDAMENTO

1
235

Protótipo de entregas rápidas
Organização para trabalho em times e ciclos de 6 (seis) semanas, com entregas bem definidas. Adaptação do método desenvolvido pelo Basecamp. Em fase de testes.

4

VÉRTICE
Cliente: SubPlan
Diagnóstico de sobreposição e claros de atribuição quanto a órgãos voltados ao trabalho com dados, inovação e tecnologia da informação no MPRJ. Proposição de ideias para integração do trabalho em 2020. Em fase final de consolidação de resultados e elaboração de relatório. 

Bússola Baía de Guanabara
Clientes: GAEMA
Parceiro: IBM
Coleta de dados, processamento com inteligência artificial e comunicação referente a indicadores críticos para a fiscalização do cumprimento de TAC firmado pelo MPRJ para obras de despoluição da Baía de Guanabara. Em fase de delimitação do escopo, junto com os parceiros internos, para definir os indicadores de monitoramento.

Bússola Gestão HospitalarClientes: Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde
Parceiro: AWS
Coleta de dados, processamento com inteligência artificial e comunicação referente a indicadores críticos da gestão pública de hospitais do SUS. Em fase de implementação da coleta de dados (possibilidade de recurso à via judicial).

Testes do protótipo de programa de inovação abertaEm validação externa e cotações no mercado para elaboração de modelo de projeto básico e termo de referência para contratação de parceiro acelerador.  

LIÇÕES

A INTENSIDADE ÓTIMA DA INOVAÇÃONão é simples encontrar a intensidade adequada para a introdução de novas ideias. Assim como não é fácil aceitar os riscos de não dar certo. Tudo indica que o primeiro ano de vida do Inova será o mais desafiador – a cultura de inovação e experimentação ainda não está solidificada na Instituição.  

1243567

PARCERIA COM O EXECUTIVO APÓS OBTER OS DADOS
Sentimos hesitação do governo do Estado em conferir o acesso aos bancos de dados, de acordo com a prerrogativa legal do MP (LC n. 75/93, art. 8º, inciso VIII). Continuamos acreditando no trabalho em parceria. Em 2020, contudo, pensamos em oferecê-la sempre após a obtenção dos dados necessários para os projetos do Inova.  

9

MAIOR VALIDAÇÃO DO QUE ESPERÁVAMOS
Outra grata surpresa foi a validação que recebemos quanto aos dois principais métodos de trabalho cuja primeira versão desenvolvemos em 2019: o fluxo de transformação e o programa de inovação aberta. Tivemos a oportunidade de ouvir a análise crítica de líderes do pensamento e da prática em inovação (aberta) e gestão pública – destaque para o sucesso do evento Antena_MPRJ. Segundo o feedback, os conceitos que estão na base das versões preliminares são maduros, audaciosos e de alto potencial inovador.  

8

MAIOR POTENCIAL PARA PARCERIAS EXTERNAS DO QUE ESPERÁVAMOS
Fomos surpreendidos, em tão pouco tempo, com o potencial de parcerias externas que descobrimos ao apresentar o Inova, sua proposta e método de trabalho. A percepção que tivemos é que há muitos atores interessados em alocar recursos e trabalhar com dados, inteligência e tecnologia em prol do serviço público. A contar pela reticência que notamos do Executivo com a disponibilização de dados (mesmo para o MP), essa oportunidade não é comum.  

TRANSPARÊNCIA E GESTÃO DE PRIORIDADES
Percebemos que uma gestão transparente de todos os projetos, por todos os órgãos do MPRJ, permite a eleição de prioridades pelo PGJ. Sem isso, gera-se uma aparência de que as demandas do Inova não foram validadas pelo Chefe da Instituição, quando, em verdade, sempre são submetidas à dupla apreciação da SubPlan e do PGJ.    

DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO DE PROJETOS E PRIORIDADES
O Inova gerenciou seus projetos usando o aplicativo Basecamp. Contudo, percebeu a necessidade de documentá-los em procedimentos administrativos, uma vez que podem instruir medidas adotadas por órgãos de execução (p.e., busca e apreensão de dados). Para isso, está buscando solução para formalizar, sem burocracia, seus projetos.   

AGUARDAR INICIATIVA DO CLIENTE​
É aos poucos que a cultura de inovação vai se desenvolvendo e os atores vão percebendo que sempre há formas de se fazer mais, melhor e mais barato. Na medida em que isso ocorre, irá surgir o incentivo de buscar aprimoramentos por meio de métodos inovadores. Até lá, faz sentido investir em trabalhar e mostrar resultados com clientes que procurem o Inova.  

LIBERDADE PARA TESTAR O QUE É FORA DO PADRÃOO Inova possui equipe reduzida (a menor de todos os órgãos do MPRJ digital – CENPE, GATE, CADG, STIC, CSI e IEP). Ao menos nas ferramentas que compõem seu método de inovação, precisa ter autonomia para chegar a resultados de experimentos com velocidade. Por isso, a autorização contida no art. 1º, parágrafo único, da Resolução GPGJ n. 2.292, de 11 de julho de 2019, é fundamental.

REDOBRAR A ATENÇÃO À COMUNICAÇÃO SOBRE O QUE É EXPERIMENTAÇÃOEm suas iniciativas, o Inova precisa melhorar a comunicação interna (ao MPRJ). É importante garantir a correta interpretação da norma do art. 2º da Resolução GPGJ n. 2.292, no sentido de que os experimentos do Inova não pressupõem uma decisão ou sugestão no sentido da adoção de escala daquilo que será testado.

Com estabilidade para produzir o que tem de melhor a oferecer à Instituição, o ano de 2020 convida o Inova a alcançar posição de destaque no cenário nacional em inovação em governo. Por todas as razões e lições aprendidas, identificamos a necessidade de reforçar nossa comunicação interna e externa - em formato digital, como esse relatório. Acreditamos que estamos prontos para trabalhar com os membros em seus órgãos de execução.  

PLANO 2020

O laboratório está testando uma nova forma de gerenciamento de  equipe e projetos para entregar resultados, no máximo, a cada seis semanas. Entre os ciclos de trabalho, sempre revisamos nosso planejamento e definimos as iniciativas do período seguinte. Abaixo, listamos alguns exemplos de apostas para 2020.

projetos

VÉRTICE
O laboratório está testando uma nova forma de gerenciamento de  equipe e projetos para entregar resultados, no máximo, a cada seis semanas. Entre os ciclos de trabalho, sempre revisamos nosso planejamento e definimos as iniciativas do período seguinte. Abaixo, listamos alguns exemplos de apostas para 2020.

PRIMEIRO CICLO DE INOVAÇÃO ABERTA
Conduzido por parceiro, a ser contratado para realizar as etapas, acelerar os participantes e gerenciar o desenvolvimento de protótipos. Inicialmente, quatro desafios, da atividade-fim ou meio, a serem definidos internamente e validados pelo PGJ. Dependência externa: atos de contratação pela Secretaria-Geral.

TESTES DO FLUXO DE TRANSFORMAÇÃO E SUPORTE AOS ÓRGÃOS DE EXECUÇÃOAtendimento a órgãos de execução, na Capital e no interior, para solução de desafios de alto impacto e alinhados com o planejamento tático do MPRJ. Proposta de atuação experimental e em parceria com GATE, CENPE, CSI, CADG e IEP.

PRIMEIRO PROTÓTIPO BÚSSOLA GESTÃO HOSPITALARFluxo de coleta automatizada, visualizações e alertas quanto a um grupo de indicadores críticos para o acompanhamento e fiscalização da gestão de hospitais públicos. Dependência externa: obtenção dos dados, por iniciativa (judicial se preciso) dos órgãos de execução.

PRIMEIRO PROTÓTIPO BÚSSOLA BAÍA DE GUANABARA
Fluxo de coleta automatizada, visualizações e alertas quanto a questões críticas para a fiscalização do TAC da Baía de Guanabara. Dependência externa: obtenção dos dados, por iniciativa (judicial se preciso) dos órgãos de execução.

rede e cultura

INOVA FAGULHA
Primeiro teste de protótipo para difusão de cultura e método de trabalho do Inova e criação de rede interna e externa de apoiadores. Formalização de programa de bolsas para pesquisa aplicada em inovação. Dependências externas: Secretaria-Geral para elementos de coworking; IEP para financiamento e formalização de programa de bolsas.

ATÉ 4 EVENTOS SACADA
Eventos em formato alternativo na varanda do Inova, combinando troca de ideias e atividades de cocriação sobre temas de inovação – em regra, relacionados aos projetos em andamento.

SEGUNDO EVENTO ANTENA_MPRJ
Segunda edição de evento com grandes expoentes do pensamento em inovação e gestão pública, com feira de projetos.

I ENCONTRO DE INOVAÇÃO E CONTROLE
Organização de evento para reunir o MP brasileiro, Tribunais de Contas e outras instituições de controle para fomento de uma rede de laboratórios de inovação, troca de experiências, compartilhamento de recursos e formação de times interinstitucionais para solução de desafios comuns.

introduçãolinha do tempoem númerosexperimentos concluídosprojetos em andamentoliçõesplano 2020