Sínteses de evidências

respostas rápidas para a gestão hospitalar

introdução

Respostas rápidas são formas de trazer o conhecimento científico sobre problemas de políticas públicas para linguagem e formato prontos-para-uso. Elas indicam o que se conhece sobre a efetividade e a implementação de soluções, promovendo o uso de evidências na formulação e controle de políticas públicas.

A série de respostas rápidas sobre gestão de pessoas no contexto hospitalar é resultado do trabalho em rede entre Inova_MPRJ, Instituto Veredas e República.org. O grupo definiu este tema central de modo a conciliar as agendas de cada um.

Os três primeiros estudos abordam o alto índice de absenteísmo, as altas taxas de turnover e a baixa produtividade de funcionários. Sempre de forma resumida e acessível, eles combinam breves caracterizações dos desafios e apresentação de soluções efetivas.

Inova_MPRJ, Instituto Veredas e República.org esperam que o material agregue diferentes atores no desenho, implementação e monitoramento de políticas e intervenções sociais informadas por evidências, com o objetivo de aprimorar a gestão de pessoas e a eficiência das unidades da rede pública de saúde.

DESAFIO E OPORTUNIDADE

O Inova_MPRJ vem desenvolvendo o Fluxo de Transformação – método de trabalho que combina diferentes ferramentas para a solução de desafios de controle de políticas públicas, para a tutela adequada dos direitos fundamentais. Parte essencial do método é a pesquisa de mesa, etapa voltada a levantar iniciativas existentes e de sucesso no diagnóstico e enfrentamento de cada um dos desafios.

A gestão de pessoas em unidades hospitalares, sobremaneira em contextos de pandemia, representa um grande desafio para o Sistema Único de Saúde (SUS) e seus tomadores de decisão. Afinal, não há boa prestação de serviços de saúde sem profissionais competentes e motivados diariamente para exercer suas funções.

Além disso, pode ocorrer que gestores públicos e órgãos de controle apontem caminhos buscando aprimoramentos sem que tenham os insumos necessários para ponderar os possíveis impactos das intervenções. Isso ocorre porque dados e evidências não estão disponíveis ou porque estão em formatos pouco acessíveis, não sendo utilizáveis em tempo oportuno.

Portanto, a escolha e o acompanhamento de indicadores de gestão de pessoas são vital para o funcionamento efetivo do sistema de saúde. E, além de informar a atuação do executivo, de gestores hospitalares e órgãos de controle, são essenciais para produção científica de alto nível e para o envolvimento da sociedade civil.

É fundamental que os atores envolvidos tenham ferramentas disponíveis para formular soluções capazes de melhorar as condições de trabalho e de desempenho no SUS. Por isso, é preciso que conheçam facilmente as intervenções que as evidências empíricas apresentam como efetivas.

que busquem desenvolver estudos em áreas negligenciadas do conhecimento sobre gestão de pessoas e saúde do trabalhador no contexto hospitalar

Pesquisadores da área da saúde

cujo objetivo é colaborar com secretarias de saúde e serviços hospitalares, apoiando na construção e no monitoramento de intervenções efetivas para gestão de pessoas

Organizações da sociedade civil
Gestores e Servidores Públicos
Profissionais de saúde

que desejem conhecer a efetividade de intervenções voltadas para enfrentar os principais desafios da gestão de pessoas no contexto hospitalar

que buscam atuar de forma mais integrada e efetiva para o aprimoramento das políticas de saúde

envolvidos em formular, implementar e monitorar políticas de gestão de pessoas na área da saúde e nos serviços hospitalares

Promotores e Procuradores de Justiça
1.
2.
3.
4.
5.

para quem é destinado?

escolha dos temas

A partir de oficinas e do envolvimento de gestores hospitalares e especialistas, o Inova_MPRJ elencou e priorizou desafios sobre o tema, inserido na esfera de atribuição e deveres do MPRJ na tutela coletiva dos direitos à saúde. Alguns dos desafios selecionados são diretamente relacionados com a gestão de pessoas – tema de interesse dos parceiros envolvidos na produção destas respostas rápidas.

Considerando apenas os desafios de gestão de pessoas, as principais questões foram: altos níveis de absenteísmo profissional; turnover; afastamentos por questões de saúde mental; baixa produtividade; indefinição de papéis; responsabilidades e fluxos internos e externos; insatisfação; falta de transparência em contratos; e fragilidade das práticas de gestão do trabalho e de pessoas.

Para estas respostas rápidas, Inova_MPRJ, Instituto Veredas e República, priorizaram os temas (1) alto índice de absenteísmo, (2) altas taxas de turnover e (3) baixa produtividade de funcionários. O grupo os definiu a partir de reuniões de priorização e de matriz Gravidade-Urgência-Tendência, focada no momento de pandemia vivenciado em 2020.

MÉTODO

Respostas rápidas são um método de identificação de estudos e publicações sobre determinado tema. O método aplica estratégias simplificadas de busca e filtros para acessar as melhores evidências disponíveis sobre determinado tema.

Priorizamos, como fonte de informação, as revisões sistemáticas. São estudos que apresentam consolidados de conclusões de diversas avaliações de impacto individuais, tecendo considerações sobre os vieses e as limitações metodológicas desses estudos.

Avaliamos a qualidade metodológica das revisões sistemáticas com a ferramenta AMSTAR, que atribui notas relacionadas ao rigor e à transparência adotada pelos pesquisadores que construíram a revisão sistemática. Dessa forma, temos revisões de alta, média e baixa qualidade metodológica.

Além disso, é comum haver uma revisão sistemática de alta qualidade (método transparente e rigoroso) que apresenta conclusões oriundas de estudos primários de baixa qualidade (grande nível de viés). Assim, é indicada a necessidade de pesquisas individuais mais rigorosas. 

Também incluímos algumas publicações de organizações nacionais e internacionais para trazer elementos adicionais sobre a implementação das intervenções.

QUEM SOMOS

O Inova_MPRJ é o laboratório de inovação do Ministério Público do Rio de Janeiro. Criado em julho de 2019, o órgão tem como propósito explorar ideias audaciosas e experimentar novas práticas para construir um Ministério Público à frente do seu tempo, combinando ciência de dados, avaliação de impactos, comunicação, design de serviços e direito digital.

O Instituto Veredas é uma ONG dedicada a construir pontes entre gestão pública, academia e sociedade civil, que utiliza ferramentas de tradução de conhecimento para aprimorar políticas públicas e intervenções sociais por meio de evidências técnicas e científicas.

O República.org trabalha para melhorar a gestão de pessoas do serviço público no Brasil. Em quase quatro anos de atuação, já investiu e apoiou mais de 100 projetos, principalmente no Rio de Janeiro, com foco em formação, reconhecimento e construção de redes de pessoas que trabalham no serviço público. É uma organização social de grant-making, apartidária e não corporativa.