O edital está aberto! Confira o documento e participe da licitação no dia [dia] de [mês] de 2021 para apoiar o MPRJ na gestão do programa.

Inovação aberta para solucionar desafios do setor públicoO Impacta é o programa de inovação aberta do MPRJ. Com a inovação aberta, permite-se que as instituições especifiquem os desafios que pretendem ver solucionados e os resultados esperados. Abre-se espaço, assim, para uma nova lógica em relação às compras públicas, mais colaborativas e abertas.
O edital foi publicado!
Confira o documento e participe da licitação no dia [dia] de [mês] de 2021 para apoiar o MPRJ na gestão do programa.
Edital publicado!
Confira o documento e participe da licitação no dia 26 de maio de 2021 às 14h para apoiar o MPRJ na gestão do programa.

Edital publicado!

Desenhado por Inova MPRJ

O edital está aberto! Confira o documento e participe da licitação no dia [dia] de [mês] de 2021 para apoiar o MPRJ na gestão do programa.

Inovação aberta para solucionar desafios do setor públicoO Impacta é o programa de inovação aberta do MPRJ. A inovação aberta permite que o órgão público especifique o desafio que pretende ver solucionado e o resultado esperado – em vez de definir a solução que deseja contratar.
O edital foi publicado!
Confira o documento e participe da licitação no dia [dia] de [mês] de 2021 para apoiar o MPRJ na gestão do programa.
Desenhado por Inova MPRJ

O edital foi publicado!
Como participar:Exclusivamente por meio do sistema eletrônico do Comprasnet - SIASG.

Os interessados em participar da presente licitação deverão obter o Edital e seus Anexos no período compreendido entre os dias 12/04/2021 e 25/05/2021, no Portal de Compras do Governo Federal ou no Portal da Transparência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Contexto

Ninguém inova sozinho. Há um enorme potencial para solucionar desafios complexos de governo quando se abre caminho para a inteligência coletiva. Essa é a promessa da inovação aberta, processo que subverte a lógica tradicional de muitas decisões e compras governamentais. Ao invés de especificar a solução desejada, o órgão público pode definir o desafio e o resultado esperado, criando condições para a sociedade - Academia, empresas, startups, etc. – a oportunidade de cocriar soluções. Em se tratando de soluções digitais e com novas tecnologias, o potencial da inovação aberta é ainda maior.
O Impacta é um projeto experimental de inovação aberta do Laboratório de Inovação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Inova_MPRJ). Seu objetivo é explorar e testar o que há de mais avançado em programas de inovação aberta para governos – no Brasil e no exterior. Com o aprendizado, o Inova_MPRJ espera sugerir novas práticas e políticas de compras, planejamento estratégico e parcerias – não só para o MPRJ, mas para todo e qualquer órgão de governo. Queremos produzir, inclusive, propostas de aperfeiçoamento do ambiente regulatório da inovação.
A inovação do programa começa em seu passo inicial. Construiremos a primeira versão e conduziremos ciclo de inovação aberta inaugural do MPRJ de forma colaborativa e 100% transparente. Buscaremos chegar ao nível máximo de conformidade com os padrões de dados de contratos abertos da Open Contracting Partnership – OCP (até então inédito no Brasil). O Impacta será flexível, mas seguro, buscando testar diversas formas de incentivos e de contratação, desde compras por técnica e preço, encomenda tecnológica e/ou concurso.
A iniciativa começou com a divulgação da minuta do plano de contratação e com a abertura de um prazo para críticas, comentários e sugestões com relação à proposta inicial. Em seguida, o MPRJ abriu processo de licitação e lançou edital para contratar empresa parceira na condução do programa. O contrato envolve, além dos serviços de incubação e aceleração, a busca para pareamento de soluções já existentes no mercado para cada desafio. A visão para o Impacta inclui:
Cuidado para não enviesar o desafio
Desafios informados
por dados
Tecnologia da informação na
medida certa
Inovar sem reinventar a roda
Encomenda tecnológica, se for o caso
Otimizar possível licitação
Criar parceria com governos
Desafios compartilhados
Cronograma
03/03/2020: Divulgação da minuta do Plano de Contratação e abertura do prazo para comentários públicos
20/03/2020: Fim do prazo de comentários públicos
24/03/2020: Reunião aberta online com interessados para esclarecimentos
26/05/2020: Publicação da devolutiva de comentários públicos
07/04/2021: Publicação do Edital para contratação de empresa que apoiará gestão do programa
20/08/2020: Publicação da versão final do Termo de Referência
próximo passo: Publicação da versão final do edital pelo MPRJ
26/05/2021 às 14h: Licitação Eletrônica
quero receber atualizações

Próximos passos: certame licitatório e definição de empresa vencedora

Documentos
Notícias
X X

Inova_MPRJ

Criado em 2019, o Laboratório de Inovação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Inova_MPRJ) nasceu com a missão de explorar ideias audaciosas e experimentar novas práticas para construir um MPRJ à frente do seu tempo.

São objetivos estratégicos do Inova_MPRJ: prospectar tendências, projetos e outras iniciativas existentes no ecossistema de inovação (no Brasil e no mundo), desenvolver experimentos e ações inovadoras, difundir a cultura de inovação na Instituição,além de fomentar e criar redes.

No Inova_MPRJ, estamos sempre abertos a receber comentários e dúvidas. É só entrar em contato com a gente pelo e-mail inova@mprj.mp.br.

Se quiser saber mais sobre nosso método de trabalho, acesse o relatório sobre o Fluxo de Transformação. Para saber no que estamos trabalhando, acesse nosso site .