O projeto Argos procura aliar a tecnologia com o potencial do envolvimento de cidadãos interessados em colaborar com o MPRJ na constatação de fatos relevantes para sua atuação.
O principal canal de comunicação do MPRJ com os cidadãos é a Ouvidoria. No entanto, hoje esse canal explora principalmente a dimensão passiva da relação entre esses atores. Isto é, o MPRJ recebe as notícias – qualquer informação – que o cidadão interessado deseje apresentar à Instituição.
Há, porém, uma dimensão ativa que pode ser explorada. A partir dessa nova relação, é possível direcionar o olhar e a colaboração do cidadão, produzindo conhecimento e constatando fatos que sejam do interesse de atuações específicas e em andamento do MPRJ.
Outro caminho a ser explorado é a colaboração entre as ouvidorias dos diferentes órgãos do Poder Executivo. Imagina-se uma plataforma que permita, para casos não sigilosos, a comunicação recíproca de notícias, assim como a visibilidade sobre as providências adotadas. Dessa forma, espera-se que seja possível evitar um volume enorme de requisições individualizadas e encaminhadas pelo MPRJ ao Executivo.
Após ter passado por algumas etapas do Fluxo de Transformação do Inova_MPRJ, no momento, o Argos está com o Plano de Contratação de protótipo pronto para ser divulgado para comentários públicos, etapa inicial das contratações idealizadas pelo Laboratório.
O objeto da contratação será a aquisição de licença e/ou serviço de desenvolvimento de software que funcione como protótipo, testando a visão do projeto para possíveis canais de colaboração entre o MPRJ, outras instituições de governo e a população.