Unindo forças no combate à Covid-19
ObjetivoTornar a atuação do MPRJ mais assertiva, transparente e analítica no combate à pandemia do COVID-19, fundamentada em estratégias eficientes baseadas em dados concretos.
CaminhoDurante dez dias, 23 pessoas se dedicaram ao projeto. Formaram-se times interdisciplinares em torno de cinco dimensões de atuação: (1) medidas de distanciamento social; (2) gestão das redes de assistência à saúde; (3) testagem e vigilância epidemiológica; (4) efeitos indiretos da crise e de suas medidas de contenção; e (5) articulação.
Neste período, os times focaram em desenhar e orientar a implementação de linhas de atuação prioritárias por meio do mapeamento de indicadores críticos, iniciativas promissoras no Brasil e no mundo, táticas de compartilhamento de dados e recursos, além de possíveis parceiros estratégicos.
ContextoO cenário emergencial e de extrema incerteza da saúde pública gerado pela pandemia do coronavírus torna ainda mais importante que gestores orientem suas ações segundo as melhores evidências disponíveis e que façam escolhas baseadas em prioridades para a população. Nesse sentido, nós do Inova_MPRJ, o CENPE e o GATE unimos esforços para desenvolver estratégias de suporte técnico aos órgãos de execução do MPRJ e ao Gabinete de Crise criado pelo governo estadual do Rio de Janeiro em resposta ao coronavírus.
ResultadoFoi elaborado um
relatório focado na identificação de prioridades e organização das linhas de ação por parte do Núcleo de Planejamento da Força-Tarefa.