Transformando dados em ações custo-efetivas
ObjetivoCriar soluções inovadoras que permitissem monitorar de forma mais eficiente o andamento de nove obras de saneamento em cinco municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
CaminhoPara o projeto piloto, selecionamos duas obras distintas (em tamanho, percentual de conclusão e órgão responsável) – Sistema Paquetá, de grande porte e administrada pela CEDAE; e a do Tronco Coletor Faria Timbó, em fase inicial e administrada pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.
A construção do projeto seguiu a lógica proposta pela trilha azul do Fluxo de Transformação. Isto é, o componente do método de trabalho do Inova_MPRJ focado em resultados de priorização, abertura de dados e monitoramento.
Conduzimos o experimento de modo a (i) reconhecer as tecnologias de ponta em controle de obras de infraestrutura; (ii)identificar indicadores prioritários para apontar riscos de descumprimento do acordo; (iii)auxiliar na elaboração de requisições dos dados necessários; (iv)mobilizar atores governamentais internos (GATE, CAO) e externos (TCU, BNDES Blockchain Lab).
ContextoAo longo de 2019, o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA) estabeleceu acordos com o Governo do Estado do Rio de Janeiro (ERJ) e a Companhia de Águas e Esgotos (CEDAE) para retomar as ações de recuperação da Baía da Guanabara.
As obras previstas no acordo fazem parte dos programas de despoluição da Baía criados na década de 1990 e estavam paralisadas desde a crise financeira que atingiu o estado, em 2016.
ContextoComo resultado de um primeiro ciclo de desenvolvimento, selecionamos um total de 54 indicadores preliminares, sugeridos e priorizados por meio de técnicas de design de serviços, pesquisa de mesa e entrevista com especialistas. Além disso, foram elaboradas oito minutas de ofício requisitando os dados necessários ao cálculo desses indicadores para duas das obras, definidas como pilotos do projeto.
Os modelos de ofícios sugeridos também se encontram reproduzidos para consulta na seção “Anexos”.
Site do projeto >