Transformando dados em ações custo-efetivas
ObjetivoPromover a transparência de dados da gestão de hospitais da rede pública e direcionar a atuação de órgãos de controle e gestores para o que há de mais crítico no tema.
CaminhoA construção do projeto seguiu a lógica proposta pela trilha azul do Fluxo de Transformação. Isto é, o componente do método de trabalho do Inova_MPRJ focado em resultados de priorização, abertura de dados e monitoramento.
O Laboratório realizou (i) diagnóstico de bases de dados e dos principais sistemas e fluxos de informação da rede pública de saúde; (ii) identificou indicadores prioritários relacionados à crise; apoiou a atividade-fim do MPRJ nas requisições de acesso (sem intermediários) a dados de interesse; (iii) concebeu inteligência de dados para orientar tomadores de decisão – em formatos de painel e de alertas automatizados; e (iv)construiu protótipo clicável de plataforma de inteligência de dados - em formatos de painel e de alertas automatizados – para orientar tomadores de decisão.
ContextoO Bússola_Gestão Hospitalar nasceu do consenso de que há espaço para evoluções expressivas na eficiência e na prestação de contas da gestão hospitalar no estado do Rio de Janeiro e seus municípios. O objetivo do projeto é promover a transparência de dados da gestão de hospitais da rede pública e, ao mesmo tempo, direcionar a atuação de órgãos de controle e gestores para o que há de mais crítico nesse tema.
Desenhamos o projeto piloto de modo a incluir em seu escopo o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), localizado em Duque de Caxias, e o Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda. No entanto, com o advento da crise da COVID-19, o Laboratório redirecionou esforços para também atender às demandas prementes da Força-Tarefa de Enfrentamento ao COVID-19 (FTCOVID-19/MPRJ).
ResultadoApresentamos como primeiros resultados o diagnóstico de bases, sistemas e fluxos de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) e a priorização entre 14 indicadores relacionados à pandemia. Em seguida, elaboramos minutas de ofício requisitando os dados necessários ao cálculo dos indicadores e demos início à construção de uma arquitetura de coleta e inteligência de dados voltada à ação.
Site do projeto >