Robotiza aí

Classificação inteligente de denúncias e procedimentos
ObjetivoUtilizar o potencial de algoritmos de inteligência artificial para otimizar fluxos de trabalhos de servidores e membros.
CaminhoEm parceria com a Ouvidoria, buscamos aplicar os avanços recentes em processamento automatizado de textos aos processos mais repetitivos realizados pelo órgão: a classificação e o encaminhamento das denúncias recebidas. A iniciativa se propõe a automatizar a classificação e o encaminhamento de denúncias aos Centros de Apoio Operacional das promotorias de justiça de tutela coletiva, utilizando ferramentas de inteligência artificial e processamento de linguagem natural (PLN).
ContextoNo sistema de justiça, diversos processos de trabalho ainda dependem da leitura de centenas de páginas de documentos por servidores públicos. Por outro lado, iniciativas utilizando algoritmos de inteligência artificial têm se multiplicado no setor público, otimizando esses processos e abrindo novas possibilidades de aproveitamento dos recursos humanos e de prestação de melhores serviços para a população.
ResultadoA equipe do Laboratório desenvolveu um protótipo de algoritmo que lê as denúncias e indica temas e subtemas relacionados, com base no histórico de manifestações similares. Apesar de haver margem para melhoria, o protótipo alcançou uma taxa de acerto de 95% na métrica utilizada para medir seu resultado.