Impacta

Inteligência coletiva para solucionar desafios do MP
ObjetivoEncontrar e fomentar a criação de soluções inovadoras para desafios do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e, com isso:
_ Aperfeiçoar a lógica de compras públicas  tradicionais, investindo na definição dos desafios a serem resolvidos, em vez de nas soluções
_ Conectar o conhecimento institucional com a criatividade do setor privado
_ Incentivar o uso de novos instrumentos jurídicos de contratação e parcerias
CaminhoNove desafios institucionais foram identificados e priorizados, por meio do método de seleção criado pelo Inova, que conta com etapas que vão desde a coleta de informações de instrumentos planejamento do MPRJ a entrevistas e atividades coletivas com integrantes do MPRJ.
O programa contou com dois módulos: incubação e aceleração, durante os quais as startups desenvolveram os protótipos de soluções para os desafios do programa. Foram sete meses de mentorias, oficinas, webinários e outras atividades.
As propostas de soluções digitais das 18 empresas participantes foram avaliadas por uma banca composta por integrantes do MPRJ e especialistas externos. O programa foi realizado com o apoio da empresa Semente Negócios.
ContextoProgramas de inovação aberta possuem um diferencial promissor: por meio deles, organizações podem investir na definição precisados problemas que pretendem resolver, ao invés de despender tempo e dinheiro no detalhamento das possíveis soluções - que, muitas vezes, não estão adaptadas à realidade do setor público. Esse novo caminho cria incentivos para a criatividade de indivíduos e empresas em busca de construir melhores propostas.
O processo também contribui para o aprimoramento da lógica tradicional do processo de compras governamentais, ao deslocar o foco da definição da solução para a definição do problema. Todo setor de compras públicas conhece o desafio de precisar prever detalhadamente cada funcionalidade da solução que pretende adquirir — às vezes, sequer existentes.
Resultados
82 integrantes do MPRJ participaram do programa
9 desafios prioritáriosselecionados
18 protótipos de soluções digitais gerados
Primeiro contrato público brasileiro nos moldes da Open Government Partnership