NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ grava 19ª edição do projeto Personalidades
Publicado em Wed Oct 26 18:39:03 GMT 2022 - Atualizado em Wed Oct 26 18:37:12 GMT 2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), realizou, na manhã desta quarta-feira (26/10), a gravação da 19ª edição do projeto Personalidades do MPRJ. A gravação, realizada no foyer do 9º andar do edifício-sede, teve como convidados os procuradores de Justiça Maria do Carmo dos Santos Casa Nova e Francisco Massá Filho, que foram recebidos pelo procurador de Justiça Márcio Klang, para uma conversa sobre suas trajetórias na instituição e perspectivas sobre a área penal.

O início do programa contou com uma breve introdução dos entrevistados. A procuradora de Justiça e presidente do Centro dos Procuradores de Justiça (Ceprojus), Maria do Carmo dos Santos Casa Nova, se apresentou ao público e contou como é trabalhar na esfera penal. "O MP me traz a sensação de justiça. O seu comprometimento é a busca desse princípio, por aquilo que é certo. E é isso que me apaixona no Ministério Público: essa busca que existe pela aplicação da justiça", destacou a procuradora.

Em seguida, foi a vez do procurador de Justiça Francisco Massá Filho, que se apresentou e contou algumas histórias dos tempos em que atuou à frente do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe). "O Desipe foi uma função que me trouxe algumas dificuldades, mas também grandes alegrias. Regulamentei novamente a assistência religiosa no sistema prisional, propiciando a oportunidade de todas as religiões se fazerem presentes. Terminei com as celas de castigo,  que eu considerava algo medieval. Promovi dois concursos de vestibular para os presos, com a circunstância, para mim, fundamental, que é o reconhecimento do preso como qualquer outro ser humano, que poderia desenvolver a sua capacidade intelectual. Na época, o juiz das execuções criminais não permitiu que os presos saíssem para fazer a faculdade mas, de qualquer maneira, acredito que ficou o exemplo, que eu espero que um dia se repita. Ao mesmo tempo, sempre me preocupava também o entendimento que a sociedade fazia dos presidiários. A sociedade, e isso até hoje, sempre fez uma restrição muito grande a quem foi egresso do sistema penitenciário. Eu aqui não estou defendendo preso, não. Estou defendendo o ser humano. Essa é a função do MP", ressaltou.

Ao final do programa, membros, servidores e residentes que estavam presentes na plateia, e participaram presencialmente da gravação, também transmitida de forma online, pela plataforma Teams, fizeram algumas perguntas aos entrevistados. O procurador de Justiça Márcio Klang, mediador do programa, pediu aos convidados conselhos aos novos promotores de Justiça, que recentemente tomaram posse no MPRJ.

"Eles têm que assumir realmente o amor ao MP. O Ministério Público é uma instituição em que você não pode trabalhar apenas visando à remuneração. É uma instituição que você tem que trabalhar pelo bem da humanidade. Então, se você é um promotor de Justiça, mas não quer trabalhar, quer só passear, está no lugar errado. O Ministério Público é um lugar onde a gente defende a sociedade com todas as armas que temos nas mãos. Não podemos deixar que ninguém venha a ferir o seu pensamento, a sua disposição. Então, acredito que eles têm que, de fato, vestir a camisa da instituição", aconselhou a procuradora Maria do Carmo Casa Nova.

A 19ª edição do programa Personalidades do MPRJ é um projeto do CDM/MPRJ e tem previsão de ir ao ar nos próximos meses no canal do MPRJ no Youtube, disponível AQUI.

Por MPRJ

institucional
cdm mprj
memória
gravação de programa
projeto personalidades
215 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar