Fagulha
ninguém inova sozinho
O Inova_MPRJ precisa ser aberto. Aberto a construir soluções em conjunto, a trabalhar apoiando desafios concretos das atividades-meio e fim do MPRJ e a receber interessados para somar forças no dia a dia. Para cumprir esses objetivos, o Laboratório criou o programa Fagulha.
Por meio dele, busca-se estimular o espírito inovador de agentes internos e externos ao MPRJ, convidando-os a trabalhar em colaboração. É, também, uma oportunidade de treinamento, com a mão na massa, em novas habilidades, técnicas e métodos de trabalho.
Durante determinado período, normalmente de seis semanas, os candidatos a Fagulha vivem a rotina do Inova_MPRJ: conhecem seus métodos, ferramentas e práticas de trabalho e atuam diretamente no desenvolvimento de soluções experimentais para desafios do MPRJ.
Após o período em contato direto, os participantes levam os aprendizados e a cultura de inovação para além das portas do Laboratório. Tornam-se Fagulhas da inovação em seus órgãos de origem, pois, como a equipe do Inova_MPRJ não cansa de repetir: ninguém inova sozinho.
Existem três módulos dentro do programa. O candidato, dependendo dos seus interesses, experiência e disponibilidade de tempo, pode atuar como gestor, consultor ou pesquisador no projeto em que for alocado. A participação em um deles não impede futura colaboração em outro módulo.
Em 2020, o Inova_MPRJ fez diversos testes do programa, com alunos de ensino médio, voluntários externos e promotores do MPRJ. No total, nove pessoas participaram do piloto, colaboraram em projetos do Laboratório e serviram como fonte de aprendizado para construção do programa.
Para o ano de 2021, quatro participantes, entre promotores e servidores, já foram selecionados pelo Inova_MPRJ para colaborar nos dois primeiros ciclos de trabalho.
INFORMAÇÕES DO PROJETO
Tema do experimento
Aprendizagem colaborativa
Projetos relacionados