Em 2019, o Inova_MPRJ liderou um projeto de realinhamento organizacional, a pedido do Procurador-Geral e da Subprocuradoria de Planejamento. O objetivo foi promover maior sinergia entre os órgãos do MPRJ Digital, responsáveis pela atuação com dados e tecnologia da informação.
Com a criação de novos órgãos e a reformulação das atribuições daqueles já existentes, surgiram desafios de governança e gestão ligados a sobreposições e a espaços não ocupados. Por isso, o Vértice se destinou a dar os primeiros passos para alcançar melhor complementariedade entre CADG, CENPE, CSI, GATE, IERBB, STIC e o próprio Inova_MPRJ.
Era necessária a criação de uma nova visão para o todo e seus elementos: única e compartilhada. Para isso, os órgãos exploraram conjuntamente suas principais vocações e dividiram responsabilidades.
O projeto teve início com o mapeamento do entendimento de cada órgão sobre si e sobre seu papel diante dos outros. No segundo momento, o Inova_MPRJ facilitou atividades de design com cada um dos órgãos, buscando maior integração interna e explorando visões de futuro para o MPRJ. Ao final, todos os órgãos se reuniram para convergir as diferentes visões. Foram realizadas oito sessões de trabalho.
O papel do Inova_MPRJ foi desenhar e facilitar o processo de criação desta visão compartilhada. Além disso, o Laboratório foi responsável pelo processamento dos resultados dos dados quantitativos e qualitativos gerados ao longo das atividades.
Mais de 50 atribuições foram rediscutidas, com todos os participantes repensando até onde iria o papel de cada órgão e quais tipos de atividades precisariam ser integradas. O resultado das atividades foi sistematizado em um relatório e encaminhado para a Administração Superior.