Método de seleção e priorização de desafiosO Inova_MPRJ desenvolveu um método multidisciplinar e colaborativo de priorização de desafios capaz de ser utilizado pelo planejamento de qualquer órgão público. O método é dividido em quatro fases.
A primeira é dedicada a estabelecer um primeiro filtro, ainda amplo, de prioridades institucionais utilizando técnicas de ciência de dados e design de serviços. Em seguida, na segunda fase, a proposta do método é mapear e priorizar oportunidades de inovação dentro de escopo mais limitado, por meio de entrevistas, formulários e ranqueamento de temas de acordo com critérios de custo e valor.
No terceiro momento, o objetivo é aprofundar nos temas priorizados, delimitando com maior grau de precisão o contexto de cada oportunidade a partir de contato próximo a especialistas. Por fim, a quarta e última fase é dedicada ao envolvimento de atores-chave e da sociedade para enriquecer a definição dos desafios escolhidos e estabelecer resultados esperados junto de métricas para mensurá-los. Acesse o
site da Seleção de Desafios do Impacta para conhecer em detalhes a aplicação deste método no contexto do primeiro programa de inovação aberta do MPRJ.
Experimento com Regime Diferenciado de Contratações (RDC) Em meados de 2019, a equipe do Inova_MPRJ deu os primeiros passos na idealização do
Impacta – programa de inovação aberta do MPRJ. A inovação aberta é um processo que conecta o conhecimento de quem lida diariamente com desafios de diferentes organizações com a expertise do ambiente externo de inovação, em especial, de startups. Além do potencial inovador intrínseco à inovação aberta, o objetivo da equipe era inovar também no desenho do programa – mais precisamente na forma de contratação da aceleradora que auxiliaria o Laboratório na condução do Impacta.
Inovar em contratações públicas é um desafio à parte. Apesar de alguns recentes avanços, a legislação de contratações públicas brasileiras é avessa ao risco – elemento sempre presente quando se trata de inovação. Tendo isso em mente, o Laboratório pesquisou a fundo para encontrar formatos de contratação que fossem, ao mesmo tempo, mais seguros e inovadores em relação à legislação tradicional.Assim, encontrou na combinação entre o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) e o procedimento de técnica e preço um mecanismo de contratação específica para serviços inovadores como o Impacta. A história completa sobre o uso do mecanismo, inédito no Brasil, é contada
aqui.
Mobilização de rede externa
Uma das vantagens da inovação aberta é contar com o ambiente externo de inovação para resolver desafios internos à determinada organização. Para conseguir atrair esses atores, é necessário um trabalho de mobilização de rede. O Laboratório utilizou diferentes estratégias para encontrar os participantes mais capacitados tecnicamente para o Impacta.Além da comunicação via canais institucionais, o Inova_MPRJ e a Semente Negócios realizaram uma série de encontros sobre inovação (denominados “Antena”), reunindo especialistas em temáticas relacionadas ao programa. Cada encontro focou em diferentes audiências (setor público, privado, startups e empreendedores e academia) com os objetivos de debater possíveis caminhos para a inovação no governo e de demonstrar como o Impacta poderia caminhar nesse sentido.
Paralelamente à abertura das inscrições para o programa, o Inova_MPRJ realizou forte prospecção de candidatos. Todas as equipes passaram por uma pré-seleção. Os pré-selecionados foram convidados a participar de entrevistas para avaliar o potencial de solução da proposta apresentada, a qualificação técnica da equipe, sua experiência com gestão pública e seu engajamento para participar do programa. Ao final, 20 equipes foram selecionadas para participar dos módulos de incubação e aceleração do programa.
Incubação
O módulo de incubação do Impacta englobou três desafios: combate a milícias; transações patrimoniais suspeitas; e controle externo da atividade policial. O objetivo do módulo foi disponibilizar mais tempo e recursos – além do período de aceleração – para as equipes trabalharem nos desafios de maior complexidade e menor probabilidade de resolução com produtos já existentes no mercado.Oito equipes participaram da incubação durante quatro semanas, recebendo mentorias de membros e servidores do MPRJ, além de suporte técnico, consultorias e apoio de profissionais da Semente Negócios e do Inova_MPRJ. A banca examinadora do MPRJ aprovou sete equipes para sequência no módulo de aceleração, quando terão mais quatro meses e meio para desenvolverem seus protótipos.
Programa de Mentoria
Um dos principais objetivos do Impacta é fomentar a cultura de inovação ao trazer novas ferramentas e métodos de trabalho para a Instituição. Além disso, para que as soluções finais estejam em linha com nossas reais necessidades, a proximidade dos atores externos com quem vive o dia a dia do MPRJ seria fundamental.Para tanto, o Inova_MPRJ estruturou um programa de mentoria para garantir participação ativa de membros e servidores junto às startups do Impacta. O Laboratório selecionou 35 mentores de diferentes órgãos da Instituição para os módulos de incubação e aceleração. Dentre eles, 13 mentores participaram da incubação ainda em 2021.
Os mentores da incubação foram alocados por desafios, participando de sessões de aprofundamento e apoiando as equipes ao longo das quatro semanas do módulo. Eles compartilharam pontos relevantes sobre a atuação ministerial como o fluxo das investigações, o funcionamento dos órgãos que lidam com os desafios, ferramentas existentes e tentativas passadas na busca interna por soluções.
MosaicoO Inova_MPRJ, junto à Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento e Políticas Institucionais (SUBPPI), deu início em 2021 a um novo projeto experimental – o
Mosaico. Seu foco é aprimorar a atuação das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva (PJTC), explorando desafios que dificultam sua efetividade.
A primeira intenção do projeto é encontrar a combinação ideal entre os instrumentos e atribuições cíveis e criminais, nos casos de improbidade administrativa. Por meio de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, a equipe do projeto coletou as informações necessárias para realizar experimentos de um novo desenho organizacional das PJTC.
Campanhas de comunicação internaDisseminação de cultura de inovação e trabalho em rede são objetivos estratégicos do Inova_MPRJ. Para alcançá-los na prática, as campanhas de comunicação interna desempenham dois papeis fundamentais: a facilitação do engajamento e participação dos integrantes nos projetos de inovação do MPRJ e a busca constante por transparência e compartilhamento de novas práticas, ferramentas e resultados.
O principal instrumento de comunicação interna é a newsletter do Inova_MPRJ, encaminhada em 2021 com média de duas vezes ao mês, relatando os avanços dos projetos e convidando todos os integrantes a participarem de ações organizadas pelo Laboratório. Todas as comunicações utilizam linguagem simples, direta e contam com apoio visual para facilitar a compreensão do conteúdo.Em 2021, o Inova_MPRJ criou o seu
Manual da Marca, que explica como o Laboratório se comunica visualmente e por escrito. O material está disponível a todos que tenham interesse em conhecer mais sobre essas práticas e implementá-las também em suas equipes.
Campanhas de comunicação externaO principal objetivo das campanhas de comunicação externa do Inova_MPRJ é promover transparência e prestação de contas perante a sociedade. Utilizando linguagem simples e acessível, o Laboratório mantém canais de comunicação com a sociedade, que pode se informar rapidamente sobre as iniciativas e projetos desenvolvidos. Os principais instrumentos de comunicação externa são as redes sociais
Instagram e
Linkedin.
O Inova_MPRJ inaugurou suas redes sociais em agosto de 2021, com média de três postagens por semana. O foco da divulgação nas redes é informar sobre os projetos em andamento, seus avanços e resultados.A partir delas também é possível divulgar métodos e ferramentas do Inova_MPRJ para outros laboratórios e órgãos públicos, contribuindo para maior compartilhamento de conhecimento entre atores do ecossistema de inovação.