A criação do Laboratório em 2019 foi uma das apostas da Instituição para construir um novo MPRJ – digital e mais resolutivo. Era preciso explorar o potencial das novas ferramentas tecnológicas para arriscar, aprender e mudar a cultura da organização.
Em seus dois primeiros anos, o Inova_MPRJ contribuiu para criar um espaço de experimentação e prototipação no sistema de governança da Instituição, desenvolveu
método de trabalho próprio e provou o potencial da combinação de diversas áreas do conhecimento. Além disso, liderou pelo exemplo no quesito transparência e inspirou a criação de unidades de inovação em outros Ministérios Públicos.
Em 2021, as sementes da mudança de cultura estavam plantadas e o MPRJ pronto para explorar todo o potencial da inteligência artificial e multidisciplinariedade via contratações e parcerias públicas inovadoras. Por isso, o direcionamento estratégico para a inovação aberta e a condução do
Impacta.
Em 2022, o Inova_MPRJ concluirá a primeira edição do programa, cujo resultado, além da exposição de membros e servidores a novas ferramentas e práticas, será a entrega de protótipos funcionais para 9 desafios institucionais. A colaboração com o ambiente externo de inovação permanecerá central, seja na inovação aberta ou por meio de outros formatos envolvendo o novo marco legal das startups.
Em paralelo, o Laboratório seguirá na missão de gerar conhecimento aplicado e transformar cultura por meio de experimentos, trabalho em rede e amplas campanhas de comunicação. Um exemplo de projeto é o Mosaico, que se propõe a explorar táticas e desenhos mais efetivos para as Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva.
É motivo de grande orgulho compartilhar essa jornada em detalhes no site do Laboratório, em relatórios como este e nas mídias sociais com acesso irrestrito para todos os interessados.