Perguntas frequentes
Sobre o Inova_MPRJ
O que faz um laboratório de inovação?

Laboratórios de inovação são espaços seguros para experimentação em pequena escala. São ambientes destinados a produzir e gerir conhecimento aplicado para as organizações em que estão inseridos. Laboratórios testam possíveis caminhos.

O resultado é a construção de protótipos, que podem (ou não) ser adotados e escalados pela instituição. No caso do MPRJ, esses protótipos são propostas de solução para desafios enfrentados por promotores, procuradores e demais servidores no dia a dia.

No Inova_MPRJ, esse processo equivale a uma consultoria aplicada e ocorre de forma colaborativa, com parceiros que sugerem desafios ao Laboratório. Nele, são utilizadas as diferentes habilidades que compõem a caixa de ferramentas do laboratório – design de serviços; comunicação; ciência de dados; direito; e gestão e avaliação de impactos.

Onde fica o Inova_MPRJ no organograma da instituição?

O Inova_MPRJ faz parte da estrutura da Secretaria-Geral de Planejamento Institucional do Ministério Público (SGPI), que, por sua vez, está subordinada à Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento e Políticas Institucionais (SUBPPI).

Essa posição institucional reflete a nossa percepção de que a experimentação é uma ferramenta importante do processo de planejamento, especialmente no início do ciclo de vida de projetos inovadores. Também expressa a convicção de que a inovação não se resume à tecnologia.

O Inova_MPRJ dispõe formalmente de ambiente regulatório fundamental?

Sim, a Resolução GPGJ nº 2.412, com base na Resolução GPGJ nº 2.292, incluiu a previsão normativa de um sandbox regulatório ao Inova_MPRJ. Na prática, significa a existência de um ambiente seguro para experimentação sem necessariamente envolver decisão posterior por adoção em escala.

De acordo com o Art. 7º, "o Inova poderá solicitar ao Procurador-Geral de Justiça autorização expressa para não observar atos normativos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, quando indispensável para o desenvolvimento de ações inovadoras que busquem a desburocratização; o aprimoramento de estruturas, procedimentos, estratégias, ferramentas, rotinas e funções; ou ganhos de custo-efetividade, devendo encaminhar relatórios mensais de acompanhamento dessas atividades excepcionais."

Quem faz parte da equipe do Inova_MPRJ?

A composição da equipe do Inova_MPRJ reflete a variedade de habilidades utilizadas no dia a dia do Laboratório. Clique aqui para conhecê-la.

Trabalhando com o Inova_MPRJ (para parceiros internos)
Faço parte do MPRJ e tenho uma ideia. Como faço para desenvolvê-la com o Inova?

Ótimo! Estamos sempre interessados em saber como o Laboratório pode contribuir para solucionar os desafios do MPRJ.

O primeiro passo para que a sua proposta seja avaliada é enviar uma resposta a este formulário. Assim, conseguiremos entender melhor a demanda, avaliar nossas possibilidades de atendê-la e buscar o melhor formato para uma eventual parceria.

Enviei o formulário. E agora, quando começamos?

O envio do formulário não é garantia de que vamos conseguir atender à demanda. Temos um time pequeno e tentamos executar com excelência todos os projetos que adotamos. Por isso, preferimos trabalhar sempre com poucos projetos de cada vez, entregando resultados com rapidez.

Organizamos os projetos em ciclos curtos. Isso significa que, a cada seis semanas, temos oportunidades de reavaliar o planejamento e verificar se há possibilidade de incorporação de novas demandas ao ciclo seguinte. Se, nesse período, chegarmos à conclusão de que conseguiremos atender à sua solicitação, entraremos em contato avisando os próximos passos.

Caso o projeto que você sugeriu não esteja no escopo de atuação do Inova_MPRJ, faremos o possível para sugerir outros órgãos ou instituições que possam ajudar.

Quanto tempo dura um projeto com o Inova_MPRJ?

Dividimos nossos projetos em pequenos escopos (que chamamos de apostas) dentro de ciclos de trabalho com duração de até seis semanas. Nesse período, sempre organizamos nossos cronogramas com base no Fluxo de Transformação.

Um projeto com o Inova_MPRJ pode durar um ou mais ciclos. Para cada aposta, delimitamos entregáveis relativamente autônomos, que deem a visão do produto e orientem a continuidade do projeto pelo próprio cliente ou por qualquer parceiro - seja ele contratado ou órgão interno (inclusive o próprio inova). Os entregáveis fazem parte de um Plano de Trabalho estabelecido entre o Laboratório e os parceiros envolvidos no projeto.

Vocês vão fazer um aplicativo/robô/plataforma para mim?

Talvez. Se essa for a solução que você realmente precisa.

É comum que os parceiros que querem trabalhar com o Inova_MPRJ cheguem não só com um desafio, mas também com a solução que gostariam de ver implementada.

Em grande parte, o trabalho de um laboratório de inovação é dar um passo atrás e tentar entender quais são as necessidades por trás de um aplicativo, robô ou plataforma idealizados. Nem sempre a primeira solução é a que atende melhor às necessidades da área demandante, ou é a forma mais eficiente de lidar com o desafio.

No Fluxo de Transformação, prevemos etapas específicas para explorar o desafio, pesquisar o que já tem sido feito de parecido, obter dados e conversar com especialistas. Só então consideramos seguro começar trabalhar na solução - e, mesmo assim, sempre fazendo testes com o cliente e os usuários finais, para saber se estamos caminhando na direção certa.

Pode ser que, no final, a solução seja mesmo um aplicativo, robô ou plataforma. Nesses casos, o Laboratório conta com uma equipe multidisciplinar e uma estratégia abrangente de parcerias e contratações para ajudar a criar um protótipo da solução. Esse protótipo é uma versão mínima que atende às necessidades do parceiro, indicando os requisitos e a visão de produto para desenvolvimento futuro por outros órgãos do MPRJ ou via contratação.

Não tenho uma demanda ou projeto, mas gostaria de conhecer melhor o Laboratório. É possível?

Sim! O Inova_MPRJ está sempre de portas abertas para os membros, servidores, estagiários e terceirizados que queiram conhecer mais sobre o nosso método de trabalho. Sugerimos acompanhar o Portal de Notícias do MPRJ, além de sempre visitar nosso site para saber dos últimos projetos.

Se você quer fazer um mergulho mais profundo nos métodos e rotinas do Inova_MPRJ, o programa Fagulha é para você. Nele, membros e servidores do MPRJ poderão dedicar entre 10 e 40 horas semanais a desenvolver projetos com o Laboratório, sempre contando com o auxílio da nossa equipe.

A primeira edição oficial Fagulha foi lançada no final de 2020. O Laboratório fez o processo seletivo e selecionou 4 fagulhas para trabalhar em conjunto no ano de 2021. Você pode saber mais no site do programa.

Trabalhando com o Inova_MPRJ (para parceiros externos)
Não faço parte do MPRJ, mas gostaria de conhecer mais sobre o método de trabalho do Laboratório. É possível?

Sim  – ninguém inova sozinho! O Fagulha, nosso programa de imersão nos métodos e rotinas do Laboratório, prevê a inclusão de pessoas de fora do MPRJ – desde estudantes de ensino médio, até pós-doutores e profissionais experientes. Leia mais sobre o programa aqui. A primeira versão foi lançada apenas para integrantes do MPRJ, mas novas versões incluirão a possibilidade de participação externa.

Se você é pesquisador, servidor público ou apenas interessado em inovação, mas não tem disponibilidade para participar do Fagulha, sugerimos que acompanhe o nosso trabalho aqui pelo site e pelas redes sociais do MPRJ. Sempre divulgamos novidades dos projetos e oportunidades de contribuição.

Se quiser nos visitar, mande um e-mail no inova@mprj.mp.br. Estamos de portas abertas.

Represento um órgão público ou empresa que também está interessado em iniciativas inovadoras. O Laboratório aceita parcerias?

Com certeza. Temos buscado desenhar estratégias inovadoras de parcerias, sempre prezando pela segurança jurídica e pela transparência. Se você está interessado(a) em colaborar em um projeto nosso ou tem uma iniciativa que acha que se alinha com o que fazemos, entre em contato conosco pelo e-mail inova@mprj.mp.br .

Estou em busca de colocação profissional e me interessei pelo Inova_MPRJ. Como faço para trabalhar com vocês?

Ficamos muito felizes em ver outros(as) profissionais compartilhando da nossa vontade de impulsionar a inovação no setor público. Para ficar por dentro das oportunidades de trabalho no Laboratório, acompanhe nossas redes sociais (Instagram e LinkedIn) – divulgamos todas as vagas por lá.

Outras dúvidas comuns
Quero criar um laboratório de inovação em minha instituição. Por onde começo?

Criar uma unidade dedicada pode ser um passo importante para fomentar a cultura de inovação nas instituições públicas. Nossa dica é pesquisar o que está sendo feito no Brasil e no mundo e avaliar o que funciona em cada modelo antes de adaptá-los à sua realidade. Se quiser saber mais sobre o nosso percurso, temos um repositório com a Resolução que criou o Laboratório, um kit com a nossa identidade visual e algumas ferramentas que usamos no dia a dia dos projetos.

Estamos à disposição e ficaremos felizes em ajudar equipes de outros órgãos públicos nessa missão.

Além do site, onde posso saber mais sobre o Inova_MPRJ?

Conheça mais sobre o Laboratório nas redes sociais (Instagram e LinkedIn) e também por outros canais . Se você se interessa por dados ou programação, não deixe de seguir o nosso perfil no GitHub também.

Se ainda tiver alguma dúvida, fique à vontade e uma mensagem para o nosso e-mail: inova@mprj.mp.br.