Juntos, construímos um método capaz de gerar alto impacto e de fácil replicação no setor público
Objetivos estratégicos

Desenvolver experimentos de inovação, voltados a aumentar o custo-efetividade das atividades-meio e fim.

Prospectar práticas, ferramentas, projetos e oportunidades de inovação no Brasil e no exterior.

Difundir cultura de aprendizado e inovação, práticas inovadoras e novas habilidades.

Promover integração, criar e fomentar redes de inovação.

Fluxo de transformação

A visão de combinar interdisciplinaridade, colaboração e treinamento aplicado se traduziu na construção de um método de trabalho adaptável à solução de todo desafio de controle e gestão. O Fluxo de Transformação se divide em duas trilhas, uma voltada à abertura de dados e ao monitoramento de questões públicas e outra destinada à construção de soluções. Clique aqui para saber como este método explora o potencial da ciência de dados, direito, design de serviços, avaliação de impactos e comunicação.

Caixa de ferramentas
Ciência de dados

O potencial da computação em nuvem, Internet das Coisas e Inteligência Artificial abre um novo horizonte para estratégias de investigação, monitoramento e aperfeiçoamento de programas de governo e serviços públicos. Em conjunto com as outras ferramentas, permite tornar mais ágil e custo-efetiva a atuação dos órgãos de controle.

Design de serviços

O design potencializa o valor da criatividade e da integração de diferentes atores para redefinir desafios e suas causas; além de criar e usar de protótipos para testar soluções. Potencializar o valor não só dos métodos qualitativos, mas também do que a ciência de dados e a avaliação de impactos têm para oferecer no entendimento e monitoramento de causas dos problemas.

Gestão e avaliação de impactos

As técnicas de avaliação garantem que o teste e a implementação de protótipos gerem informações válidas e suficientes sobre seus verdadeiros resultados. A lógica de intervenções informadas por evidências também orienta o olhar para iniciativas que já funcionaram, evitando reinventar a roda.

Comunicação

O conhecimento dos desafios públicos e suas possíveis soluções só transforma quando comunicado de forma efetiva. Ainda mais quando houver qualquer resistência em compartilhar os dados necessários; e/ou testar e implementar medidas promissoras para resolver o desafio. Promover transparência e informar a sociedade, com linguagem simples, é a melhor forma de impulsionar mudanças necessárias.

Direito

Há uma série de novas questões envolvidas quando se utiliza o potencial transformador de uma estratégia baseada no uso das ferramentas acima. É possível desenhar uma estratégia inovadora para o uso de prerrogativas das Instituições de Controle. Pode ser necessário criar e consolidar ainda mais precedentes relacionados à abertura de dados. É oportuno explorar uma visão do dever de eficiência que se traduza na obrigatoriedade de motivações analíticas de escolhas de políticas públicas.

Equipe
Beatriz Cari
líder de projetos
Beatriz Ferreira
designer chefe
Breno Gouvêa
gerente do laboratório
Camila Santos
estagiária de políticas públicas
Felipe Silveira
estagiário de tecnologia da informação
Gabriel Delman
estagiário de design
Júlia Rosa
líder de projetos
Hugo Gusmão
líder de projetos
Isabella Cunha
estagiária de design
Juliana Bossardi
líder de projetos
Larissa Lima
líder de projetos
Larissa Pedroso
líder de projetos
Leonardo Santanna
líder de projetos
Letícia Albrecht
designer
Marcelo Coutinho
supervisor e líder de projetos
Sophia Figueira
estagiária de comunicação
Mayra Castro
estagiária de comunicação