Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
MPRJ disponibiliza Diário Oficial em formato de áudio
Publicado em 24/11/2021 18:55 - Atualizado em 24/11/2021 18:54

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Gerência de Portal e Programação Visual (GPPV/MPRJ) e da Secretaria de Tecnologia de Informação e de Comunicação (STIC/MPRJ), lançou uma novidade para facilitar o acesso às informações do Diário Oficial Eletrônico. Desde a última segunda-feira (22/11), o conteúdo do DOe pode ser acessado em arquivos de voz, tanto no portal da instituição (Diário Oficial Eletrônico - MPRJ), quanto nas plataformas de streaming Spotify e Deezer.

O processo de transformação do texto em mídia utiliza ferramenta de inteligência artificial, e objetiva tanto facilitar a leitura do documento quanto proporcionar a novos grupos (como pessoas com deficiência visual e com dificuldades de leitura) acessibilidade às publicações institucionais.  Pioneira no país, a iniciativa do MPRJ pode ser replicada em outras instituições e será oferecida aos MPs de outros estados.

De acordo com o gerente da GPPV/MPRJ, Gustavo Honorato Maia, a ideia surgiu da necessidade crescente de se otimizar o tempo disponível das pessoas: “Nem todo mundo tem a facilidade logística e de tempo de ler o Diário Oficial na íntegra, seja ele impresso ou no formato eletrônico. Por isso, apresentei a ideia de facilitarmos o alcance a conteúdo tão importante, tornando suas informações mais disponíveis por meio da transformação do texto em arquivos de áudio”, explicou.

Além de facilitar o acesso, a transformação do repositório escrito em som proporciona a todos que precisam ler o DOe diariamente a possibilidade de conciliar o recebimento desta informação com outras atividades, como dirigir ou se exercitar. O teor do Diário está acessível ainda por meio de comandos de voz direcionados a caixas de som inteligentes. Ao incluir a leitura do DOe na lista de tarefas destes equipamentos, o usuário pode ouvir todo o documento ou apenas algumas seções, como os atos do PGJ ou os despachos da Secretaria-Geral, por meio do portal ou das plataformas de streaming.

“Este projeto se adequa a uma realidade consideravelmente recente, similar ao que vem acontecendo com os podcasts, que tiveram um boom nos últimos tempos. Iniciativas como esta permitem às pessoas ouvir as notícias, ou no caso do D.O., as informações oficiais relacionadas ao seu ambiente de trabalho, de maneira mais flexível e prática, agilizando a obtenção do conhecimento”, destacou o gerente da GPPV/MPRJ.

No aplicativo Spotify, o usuário pode acessar o D.O. utilizando este link.

Já no aplicativo Deezer, o usuário pode acessar utilizando este link.

Por MPRJ

stic mprj
diário oficial eletrônico
gppv stic
174 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar