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Imagem representativa da Área de Atuação Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro
Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

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A Ouvidoria constitui-se como órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro criado através da exigência do art. 130-A § 5º da Emenda Constitucional (EC) nº 45/2004, regulamentada pela Lei nº 6.451 de 21 de maio de 2013, constitui um canal direto de diálogo com a sociedade; uma porta aberta para a participação popular através da escuta atenta da reivindicação e da reclamação, e ainda um espaço na esfera pública de intercessão entre o cidadão e a Instituição, visando contribuir para a elevação dos padrões de transparência, presteza, segurança e melhoria das atividades dos membros e dos órgãos ministeriais.
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Atribuições

Compete a Ouvidoria receber denúncias, elogios, críticas, representações, reclamações, pedidos de informações, sugestões e outros expedientes de qualquer natureza que lhes sejam encaminhados acerca dos serviços e das atividades desenvolvidas pelo Ministério Público, bem como as afetas aos seus membros e/ou servidores, comunicando ao interessado as providências adotadas.

É ela que recebe as comunicações de danos ao meio ambiente e ao patrimônio público, desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, má prestação de serviços públicos, abusos de autoridade, maus tratos a idosos, crianças e deficientes físicos, e de vários tipos de crimes, como por exemplo, pedofilia, corrupção, pirataria, atuação de milícias, violência sexual, entre outros, e ainda, queixas e reclamações dos serviços que são prestados pelos membros e servidores da Instituição.

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Estrutura

É composta por um Ouvidor, nomeado pelo Procurador-Geral de Justiça, dentre os membros do Ministério Público com mais de 10 (dez) anos de carreira, sendo a nomeação submetida à apreciação do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, que poderá rejeitá-la pelo voto de dois terços dos seus membros. O Ouvidor está impedido por força da lei estadual a concorrer a qualquer cargo eletivo no âmbito da Instituição.

O Assessor da Ouvidoria, membro do Ministério Público, também nomeado pelo Procurador-Geral de Justiça, auxilia o Ouvidor nas suas funções bem como o substitui nas suas faltas, ausências, impedimentos, férias e licenças.

A Ouvidoria conta com uma equipe de servidores com formação jurídica que analisa cada registro e encaminha ao setor competente para apuração dos fatos e adoção das providências cabíveis, disponibilizando o resultado no sistema da Ouvidoria.

A Ouvidoria dispõe ainda de atendimento presencial e telefônico através do Call Center.

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Serviços da Área

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Estatísticas

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Aviso Importante
 

Em virtude da pandemia do Coronavírus e da Resolução Conjunta GPGJ/CGMP nº 21, de 13 de março de 2020, a Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está recebendo as comunicações referentes a denúncias, elogios, críticas, representações, reclamações, pedidos de informações através do nosso formulário eletrônico http://www.mprj.mp.br/comunicacao/ouvidoria/formulario, do Call Center através dos números 127 (ligação gratuita dentro do Estado do Rio de Janeiro) e 21-3883-4600 (demais localidades), pelo aplicativo Whatss App onde serão recebidas tanto mensagens escritas quanto ligações através do número (21) 99366-3100 e também através de mensagem privada via facebook: @MPRJ.Ouvidoria, Informamos que está disponível o atendimento presencial na sede do MPRJ através de prévio agendamento. Fique atento aos horários especiais de funcionamento dos nossos canais de comunicação:

 

Formulário eletrônico: 24hr (todos os dias da semana)

Call Center: de segunda à sexta-feira das 08 às 20hr.

WhatsApp: Mensagens escritas - 24hrs todos os dias da semana.

WhatsApp: Ligações - de segunda à sexta-feira das 10 às 16hr.

Facebook: @MPRJ.Oficial

Presencial: mediante prévio agendamento.

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Localização
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Endereço
Av. Marechal Câmara, 370 - 3º andar - Centro - CEP 20020-080

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