Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Segurança Pública
MPRJ e Corregedoria-Geral da PM iniciam segundo ciclo de capacitação de policiais militares
Publicado em 20/09/2022 19:37 - Atualizado em 20/09/2022 19:37

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria-Geral de Segurança Pública (CGSP/MPRJ), iniciou no último dia 09/09, de maneira virtual, a segunda etapa do processo de capacitação de policiais militares, em parceria com a Corregedoria-Geral da Polícia Militar.

No primeiro dia de curso, o coordenador da COGESP/MPRJ, promotor de Justiça André Buonora, e o sub-corregedor-geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Tenente Coronel Rogério Jackes da Silva, falaram aos oficiais sobre tópicos de ações correcionais. A seguir, o promotor de Justiça Décio Alonso, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital, falou sobre o tema “Flagrante e Buscas Incidentais”.

No dia 16/09, ocorreu apalestra do promotor de Justiça Paulo Sally, da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Itaboraí, que falou sobre o tema “Reprodução Simulada em Crimes Dolosos contra a Vida”. No dia 23/09, o promotor de Justiça Bruno Bezerra, da 1ª Promotoria de Justiça junto à 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, ministrará a palestra “Organizações Criminosas (Milícias)”. Encerrando o ciclo de capacitação, no dia 30/09 a promotora de Justiça Angélica Mothé, da Promotoria de Justiça junto ao XV Juizado Especial Criminal da Capital, falará aos presentes sobre “Violência Doméstica e familiar contra a Mulher”.


“Essa é uma iniciativa muito importante, pois compartilha conhecimentos adquiridos pelos membros do MPRJ com os policiais militares. Estamos em tratativas com a Diretoria de Ensino e Instrução - DEI - da Polícia Militar para também realizar a capacitação de policiais militares que prestam depoimentos em Juízo, criando oficiais e praças com formação em direito em multiplicadores dentro da tropa”, destaca o coordenador da COGESP/MPRJ, promotor de Justiça André Buonora.

O primeiro curso de capacitação foi realizado entre março e abril deste ano e teve como tema “Corrupção, lavagem de dinheiro e inteligência financeira: aspectos práticos e investigação patrimonial”. Na ocasião, foram ministradas palestras sobre os temas “Lavagem de Dinheiro: princípios básicos, contextualização internacional, tipos penais principais e assemelhados e estudo de tipologias”, “Corrupção: aspectos conceituais, convenções internacionais e tipos penais constantes da legislação brasileira”, “Inteligência financeira: o uso da Improbidade Administrativa: princípios básicos, tipos previstos na legislação brasileira, metodologia de investigação e repercussões processuais” e “Inteligência em investigações patrimoniais e na atuação-fim do Ministério Público”.

Por MPRJ

capacitação
coordenadoria-geral de segurança pública
77 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar