Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
MPRJ e OAB-RJ firmam convênio para cooperação educacional e científica
Publicado em 22/09/2022 20:48 - Atualizado em 22/09/2022 20:47

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ) firmaram, nesta quinta-feira (22/09), um convênio de cooperação educacional, técnica e científica entre o Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ) e o Centro de Documentação e Pesquisa (CDP/OAB-RJ). O objetivo é a utilização conjunta de recursos humanos, físicos e materiais desses dois centros, bem como o intercâmbio de informações e conhecimento que viabilizem a realização de eventos, estudos e pesquisas sobre temas de interesse da sociedade e das instituições.

A ideia é aproveitar a proximidade geográfica e o interesse convergente das duas entidades em promover ações de valorização da cultura, da cidadania e de preservação da memória institucional, tanto internamente como ao público externo, em especial aos estudantes de escolas públicas e privadas. O convênio irá permitir desenvolver projetos integrados, a exemplo do recém criado Calçada da Cidadania, que organiza visitas de estudantes para conhecerem os órgãos do sistema judicial. Formulado em conjunto pelo MPRJ, OAB-RJ, IAB e Defensoria Pública - cujos edifícios-sedes são vizinhos na Avenida Marechal Câmara -, o programa traz alunos do ensinos fundamental e médio para conhecer as sedes das instituições, em um circuito que inclui conversas com profissionais especializados, visita a exposições, exibição de filmes e outras atividades. 

O presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, destacou a importância de aproximar as instituições: "Esse convênio vai integrar ainda mais o nosso Centro de Documentação e Pesquisa com o Ministério Público para vários projetos. A ideia é que a gente possa produzir conteúdo, material, guardar a memória e também realizar projetos que indiquem o caminho para a frente", disse Luciano Bandeira que, assim como o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, assinou o documento que formalizou o convênio.

O diretor do CDP/OAB-RJ, Aderson Bussinger, destacou que a ideia partiu de um trabalho já realizado pelo MPRJ, de trazer alunos da rede pública para conhecer a instituição.  "A partir desse trabalho fizemos um projeto mais amplo, que parte dessa proposta de realizar trabalhos com estudantes, no sentido de formação, de integração e da cidadania. O projeto cumpre um papel e uma missão que vai além das atuações profissionais específicas, corporativas, de cada instituição envolvida e participante. Busca promover a cidadania, a valorização e a promoção dos direitos sociais e humanos. E fazemos isso agora de maneira conveniada, estruturada, organizada para que sejamos mais exitosos", explicou Aderson.

Por MPRJ

mprj
convênio
oab-rj
institucional
cdm
96 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar