Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
MPRJ realiza capacitação de alunos da Coppe/UFRJ na plataforma digital "MP em Mapas"
Publicado em 2017-10-03 17:06:29.088 - Atualizado em 2017-10-08 11:34:09.0

Alunos da Coppe/UFRJ matriculados na disciplina de Gestão da Inovação iniciaram, nesta terça-feira (03/10), uma capacitação na maior plataforma de dados abertos do Estado do Rio de Janeiro, o “MP em Mapas”. Um dos frutos da parceria firmada para incentivar a troca de conhecimento entre as instituições, o treinamento permitirá a criação, ao fim do semestre, soluções relacionadas à atuação do MPRJ e à sociedade, por meio de aplicativos ou softwares. As apresentações finais estão marcadas para o dia 05/12, na sede do MPRJ.
 
Os estudantes foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, que disponibilizou a ferramenta para dar o suporte necessário na concretização das ideias a serem propostas pelos universitários.  Gussem destacou que o MPRJ está se modernizando para se tornar uma fonte de conhecimento para os cidadãos e os membros da instituição. Os eixos desta mudança são: o pensamento analítico, a tecnologia da informação, a abertura de dados e o investimento na produção de conhecimento pelo Ministério Público, por meio do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ). 
 
“A plataforma ´MP em Mapas´ está criada, o que precisamos agora é modernizá-la cada vez mais. A visão que vocês têm como cidadãos, universitários e futuros profissionais pode contribuir de forma efetiva para alcançarmos uma abrangência ainda maior da ferramenta”, disse o procurador-geral de Justiça. Segundo ele, o compartilhamento de dados contribui, ainda, para aumentar a eficiência e a transparência do poder publico, além de aprimorar os serviços à comunidade.  
 
O professor e coordenador do Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ, Marcos Cavalcanti, explicou que a disciplina Gestão de Inovação é uma matéria voltada para o curso de Engenharia da Informação, mas que também é aberta para outras graduações. “Quando firmamos a parceria com o MPRJ, nosso objetivo foi proporcionar aos nossos alunos um trabalho acadêmico diferente, onde eles pudessem ter acesso aos dados fornecidos pelo ´MP em Mapas´ para criar mecanismos úteis para sociedade”, enfatizou. 
 
A professora Luciana Sodré do Open Data Institute (ODI/Rio) acompanhou o debate e ressaltou a importância da cultura dos dados abertos na sociedade do conhecimento. "É um caminho sem volta. O MPRJ é um grande parceiro e faremos um trabalho de referência e transformação na gestão pública". 
 

 

392 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar