Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Direitos Humanos
MPRJ participa da 4ª Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras de Justiça
Publicado em 10/06/2019 20:27 - Atualizado em 10/06/2019 20:27

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Assessoria de Direitos Humanos e Minorias (ADHM/MPRJ), participou da 4ª Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras de Justiça, realizada na sexta-feira e no sábado (07 e 08/06), na sede da Escola Superior do Ministério Público da União, em São Paulo.

Aberto na sexta-feira (07/06) pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o encontro foi promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em parceria com a União Europeia. Nos dois dias de conferência, promotoras e procuradoras de Justiça dos Ministérios Públicos da Região Sudeste compartilharam percepções sobre a equidade de gênero e falaram das dificuldades por que passaram ao longo da carreira.

Participante do primeiro painel de sábado (08/06), a promotora de Justiça Eliane de Lima Pereira, assessora da ADHM/MPRJ, enfatizou as dificuldades e preconceitos a que são submetidas as mulheres no país, sobretudo as negras. “O diferencial do evento foi a tônica para as questões de raça interligadas às de gênero”, avaliou a promotora, destacando o conteúdo da palestra de Livia Santana, promotora de Justiça do MP da Bahia.

“Ela tem a questão racial como pilar de atuação, inclusive o racismo religioso. Está percorrendo todas as regiões do Brasil com essa tônica, falando sobre as desigualdades advindas de gênero e raça. Esse problema é diário, constante e tem servido para que eu possa fazer inúmeras reflexões. Temos que eleger o tema da desigualdade de raça e gênero como um dos pilares de atuação do Ministério Público’’, avaliou Eliane.

Pelo MPRJ, também participaram as promotoras de Justiça Carla Araújo, assistente do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, (CAO Criminal/MPRJ) e Tatiana Carvalho de Oliveira Cavalcanti, que atua na área criminal em Campos dos Goytacazes.

 

cnmp
direitos humanos
adhm
4ª conferência regional de promotoras e procuradoras de justiça
escola superior do ministério público da união
155 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar