Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Criminal
MPRJ presta apoio a operação deflagrada pelo MP de Minas Gerais para recuperar documentos históricos
Publicado em 22/07/2019 14:02 - Atualizado em 22/07/2019 14:02

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), participou, na manhã da última quinta-feira (18/07), da operação ‘Páginas Históricas’, deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais, com a cooperação, além do parquet fluminense, dos Ministérios Públicos do Distrito Federal e Territórios e do Rio Grande do Sul. O objetivo da operação foi recuperar documentos históricos subtraídos do Arquivo Público Mineiro, situado em Belo Horizonte, que teriam sido vendidos, principalmente, através de leilões pela internet. As investigações tiveram início em 2016.

Foram cumpridos mandados em Belo Horizonte, Brasília (DF), Pelotas (RS) e Campo Bom (RS). No Rio, a operação foi realizada na capital e na cidade de Quatis, no Vale do Paraíba. Também foi cumprido mandado de prisão do principal suspeito da prática do crime, que será ouvido no curso das investigações. Com auxílio do GAECO/MPRJ , houve a apreensão de centenas de documentos, como decretos e editais do período imperial, que estavam sendo comercializados por todo o país. Eles serão analisados e, comprovada sua autenticidade, devolvidos ao acervo de origem.

O Arquivo Público Mineiro é uma superintendência da Secretaria de Estado de Cultura responsável por planejar e coordenar a gestão de documentos, executar o recolhimento, a organização e a preservação de documentos provenientes do poder executivo de Minas Gerais e dos arquivos privados de interesse público e social. Criado em Ouro Preto, pela lei nº 126 de 11 de julho de 1895, é a mais antiga Instituição cultural do estado.

operação
gaeco mprj
mpmg
documentos históricos
118 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar