Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
PGJ participa como palestrante do 14º Encontro de Controladores no TCE-RJ
Publicado em 09/08/2019 20:03 - Atualizado em 13/08/2019 17:10

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, participou do 14º Encontro de Controle Interno dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (EOCIM-RJ), realizado na sexta-feira, 09/08, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). No evento, Gussem palestrou aos controladores dos 92 municípios do Rio de Janeiro sobre “O MPRJ Digital e a Nova Governança”, pontuando como as ferramentas tecnológicas utilizadas pelo MPRJ contribuem na rotina preventiva do trabalho de controle. 

O PGJ iniciou sua participação destacando a aproximação e integração entre os vários órgãos de controle do Estado, em especial o MPRJ e o TCE-RJ, no que tange à construção de conhecimento por meio de escolas de gestão e controle interno, e na troca constante de informações e dados digitais que disponibilizem informações efetivamente transparentes à população. Gussem prosseguiu reafirmando a posição atual da instituição, que atua na perspectiva atualizada de governança com dados abertos, assumindo papel preventivo e resolutivo que utiliza os aplicativos e ferramentas tecnológicas como grande atalho para dar transparência à administração pública.

Gussem destacou as contribuições públicas desses ambientes internos de tecnologia desenvolvidos pelo MPRJ, como o Laboratório de Análise de Orçamentos e de Políticas Públicas (LOPP/MPRJ), ambiente colaborativo que busca identificar a má gestão e aplicação dos recursos públicos; o Centro de Pesquisas (CENPE/MPRJ); as ferramentas “Lyra”, robô que reúne e customiza dados de processos de concessionários e empresas prestadoras de serviços; e “Inova”, que repensa a instituição e avalia os métodos estabelecidos. “Nosso planejamento de governança é focado em dois pilares: prevenção e resolutividade, que somados ao modelo de gerenciamento transparente, íntegro, com participação social e dirigido por tecnologia e inovação, gerarão efetividade nas ações de gestão e controle das instituições de governo”, afirmou. 
 
Ao final, Gussem convocou os representantes dos órgãos de controle municipais a estimularem seus gestores a evoluírem para as plataformas digitais. Ele ressaltou que os espaços do MPRJ estão abertos para a interlocução com cada município e franqueados à visitação, inclusive de escolas e outras instituições interessadas. “Se você quer ter o que nunca teve, precisa estar disposto a fazer algo que nunca fez”, finalizou o procurador-geral de Justiça.
 
O encontro abriu espaço para discussão de temas que contribuam na melhoria dos trabalhos do controle, para a realização de parcerias com organizações afetas ao Controle Interno dos 92 municípios do Estado e para intercâmbio de experiências. Também participaram do evento o conselheiro do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento; a diretora-geral da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, Karen Estefan Dutra; e Carlos Leandro dos Santos Reginaldo, auditor de Controle Externo do TCE-RJ, entre outros palestrantes técnicos, especialistas, auditores e diretores da área de Contas, Gestão e Controle Interno do Tribunal.

pgj
palestra
200 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar