Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
PGJ apresenta ferramentas inovadoras do MPRJ ao diretor do CONJUR
Publicado em 23/08/2019 19:27 - Atualizado em 23/08/2019 19:27

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, recebeu, nesta sexta-feira (23/08), o diretor da revista eletrônica ConJur (Consultor Jurídico), Márcio Chaer, para uma visita de apresentação aos órgãos de inovação, ciência e tecnologia do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), os últimos aprimoramentos na plataforma “MPRJ em Mapas”, além de ferramentas destinadas a aperfeiçoar a atuação investigativa e a gestão interna das promotorias.

 Coordenador do Inova/MPRJ, o promotor de Justiça Daniel Lima Ribeiro apresentou a ferramenta que tem o objetivo de desenvolver projetos para aprimorar a atuação preventiva do MPRJ por meio de uso inovador de técnicas experimentais, ciência de dados e tecnologia da informação. A equipe do Laboratório busca estimular e disseminar a cultura de inovação na instituição, com a realização de treinamentos e transferência de conhecimentos a membros e servidores e, em paralelo, buscará inserir o MPRJ no ecossistema de inovação e articular sua atuação em rede com outros órgãos públicos e setores da sociedade.

Já o “MPRJ em Mapas” atua na linha de governos abertos e transparência, reunindo informações georreferenciadas sobre diversas áreas (saúde, segurança, meio ambiente, educação, etc). A promotora de Justiça Patrícia Villela, coordenadora do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (GAECC/MPRJ), também esteve presente às apresentações. Pelo ConJur, participaram ainda a diretora comercial, Liliane Ferreira, e o jornalista Sérgio Rodas.

O diretor do ConJur, Márcio Chaer, destacou que é de grande valor investir em inovação, ciência e tecnologia e novas ferramentas para dar mais eficiência ao serviço público. Dentro dessas inovações, destacou o trabalho do MPRJ de reunir dados sobre diversas temáticas, transformar em informação qualificada e disponibilizar em uma interface amigável ao público. “O que eu vi hoje é a resposta para tudo que venho buscando há cerca de 40 anos, que é utilizar o instrumental do Ministério Público para saber qual o estado de saúde do país, ou no caso, do Rio de janeiro. Vi a luz no fim do túnel, a possibilidade de a gente saber mais sobre nós mesmos”, comentou Chaer, que exemplificou citando uma das funcionalidades da ferramenta In Loco: “Destaco meu deslumbramento com essas ferramentas que podem me mostrar qual é a rua do Rio onde mais se roubam carros”.

Seminário sobre o Papel do Judiciário na Retomada do Desenvolvimento do Rio de Janeiro

Gussem e Chaer também conversaram sobre o seminário “O Papel do Judiciário na Retomada do Desenvolvimento do Rio de Janeiro”, que será realizado no dia 2 de setembro e contará com participação de Eduardo Gussem. Promovido pelo ConJur e pelo Anuário da Justiça, o encontro tem o objetivo de debater questões que desafiam agentes públicos e empresas, possibilitando que os protagonistas dos sistemas judiciário, governamental e empresarial exponham seus pontos de vista e expectativas, tratando das novas incumbências e responsabilidades do Judiciário, do Ministério Público, da Advocacia de Estado e Privada no cenário das leniências e demais questões que antepõem agentes públicos e privados.

mprj em mapas
conjur
consultor jurídico
inova-mprj
307 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar