Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Mediação de Conflitos
MPRJ participa do 3º Encontro de Mediadores realizado pela EMERJ
Publicado em 21/10/2019 19:22 - Atualizado em 21/10/2019 19:21

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), participou do 3º Encontro de Mediadores, com o tema ‘Políticas Públicas: a mediação como estratégia para uma paz sustentável’. Realizado pelo Fórum Permanente de Métodos Adequados de Resolução de Conflitos da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), o evento ocorreu nos dias 18 e 19 de outubro, no Teatro Reserva Cultural, em Niterói.

No primeiro dia da programação, o MPRJ esteve representado pela coordenadora do CEMEAR/MPRJ, procuradora de Justiça Anna Maria de Masi, que participou da palestra ‘As instituições Frente aos Desafios da Construção de Paz’. “A interação e a cooperação harmônica das mais diversas instituições que integram o sistema de justiça e de educação são vitais para a construção de uma sociedade mais pacífica e madura no exercício de sua cidadania, e é dessa forma que o Ministério Público do terceiro milênio pauta sua atuação, em um viés efetivamente resolutivo”, pontuou a procuradora.

O presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e presidente do Fórum, desembargador César Felipe Cury, falou sobre o evento e o objetivo de sua realização. “Este é o 3º encontro estadual de mediadores, que já ganha uma conotação de ser um encontro nacional por recebermos pessoas de todo o Brasil e até do exterior. O objetivo é tratar das questões relativas à política pública da consensualidade e da construção da paz. O momento nacional exige investimentos pessoais e recursos humanos direcionados à construção dessa política da consensualidade e da pacificação”, comentou.

Também foram debatidos no encontro outros temas, como ‘Políticas Públicas: Pacificação de Conflitos e Rede Mediar’; ‘A Dimensão Política e Cultural da Mediação’; ‘Mediadores: Agentes Eficientes da Cultura da Paz – Avanços sem Retrocessos’; ‘Novas Abordagens em Mediação Escolar’; e ‘Panorama da Política Pública’, com a participação da desembargadora Cristina Tereza Gaulia; da defensora pública Christiane Serra; de Ana Tereza Basílio (OAB/RJ); da psicóloga Naura dos Santos Americano; da coordenadora-geral do Pacto Niterói Contra a Violência, Maria das Graças Silva Raphael, e da juíza Valéria Lagrasta (TJ-SP), entre outros especialistas.

Por MPRJ

justiça restaurativa
emerj
mediação de conflitos
evento
cemear mprj
52 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar