Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
MPRJ recebe estagiários não forenses do MP Inclusivo na exposição "Ministério Público: 127 anos no Rio de Janeiro"
Publicado em 25/10/2019 19:11 - Atualizado em 25/10/2019 19:18

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), realizou, nesta sexta-feira (25/10), a visita guiada à exposição “Ministério Público: 127 anos no Rio de Janeiro”, no edifício-sede da instituição, para estagiários deficientes auditivos não forenses integrantes do MP Inclusivo, iniciativa do MPRJ que visa à implantação de cota de, no mínimo, 5% das vagas existentes de estágios não forenses para estudantes com qualquer tipo de deficiência. 

Estiveram presentes nove estagiários de diversas unidades do Ministério Público, entre elas, Nova Iguaçu, Jacarepaguá, Centro e Piedade. A visita, mediada pela pesquisadora do Centro de Memória, Nayara Cristina, e intermediada pelas intérpretes Aparecida Silva e Gracielle de Menezes, abordou temas como período colonial e escravização no Brasil, a história da constituição do MPRJ no país e o papel da instituição na sociedade fluminense. 

A historiadora do CDM/MPRJ, Nataraj Trinta Cardozo, ressaltou a missão do Ministério Público na democratização da cultura e do conhecimento a todos os públicos. “A cultura de memória e a história institucional precisam estar ao alcance de todos. Cada vez mais, nós temos trabalhado na perspectiva de ampliar a acessibilidade para o público de deficientes no geral, tal como cadeirantes, deficientes visuais e auditivos”, afirmou. 

“Eu estou muito satisfeita com o trabalho que está sendo feito no MPRJ. O estágio está me ajudando em todas as questões sociais da minha vida, inclusive relacionamentos profissionais. Eu espero que a interação entre nós seja cada vez maior”, disse Giovanna Carepa, estagiária não forense do MPRJ.  

Ao final, foi apresentado aos estagiários o “MP em Mapas”, plataforma digital desenvolvida pela instituição que reúne informações sociais, institucionais e administrativas do território fluminense, subsidiando a atuação dos membros.  

Os agendamentos para as visitas mediadas podem ser feitos através do telefone (21) 2215-9640 ou pelo e-mail memoria@mprj.mp.br. A visitação pública ocorre de segunda a sexta, das 11h às 17h. 

Por MPRJ

 

mprj
exposição
corredor cultural
mp inclusivo
centro de memória
estagiários não forenses
174 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar