Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Saúde
MPRJ notifica prefeitura do Rio para garantia da continuidade dos serviços de residência terapêutica na cidade
Publicado em 05/11/2019 19:47 - Atualizado em 05/11/2019 19:54

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital, expediu, no último dia 31/10, notificações ao prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando explicações sobre a não renovação do termo de colaboração para gestão dos serviços de residência terapêutica no município. O termo de colaboração 19/2017, com prazo de vigência de dois anos e que contratava a Organização CIEDS para gerir os serviços, encerrou-se no último dia 26/07.

A atuação do MPRJ foi motivada por representação encaminhada pelo deputado estadual Flavio Serafini informando que, após o término do termo de colaboração, não há nenhuma perspectiva de renovação ou de novo ajuste em curso para que os serviços continuem a ser prestados à população. Além disso, os profissionais dos Serviços Residenciais Terapêuticos estariam com salários atrasados e sem previsão de pagamento.

Através das notificações, a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital pede que os gestores municipais tomem medidas para garantir a continuidade dos serviços de residência terapêutica no município sem nenhuma redução. Além disso, requer o MPRJ a regularização dos trâmites administrativos para acelerar o processo de contratação de um novo gestor dos serviços, renovação do termo atual ou contratação direta dos profissionais, bem como esclarecimentos sobre os pagamentos pendentes, além de esclarecer o motivo da demora na formalização de novo instrumento contratual. Além disso, diante de suposta lesão a direitos trabalhistas dos profissionais de saúde, foi encaminhado ofício ao Ministério Público do Trabalho para ciência e providências em sua esfera de atuação. 

Por MPRJ

falta de leitos
405 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)