Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Educação
MPRJ e UFF lançam e-book 'Políticas Públicas de Educação no Brasil - Reflexões políticas e pedagógicas'
Publicado em 05/11/2019 19:55 - Atualizado em 05/11/2019 19:55

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (CAO Educação/MPRJ) e do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ), e a Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgam o lançamento do e-book ‘Políticas Públicas de Educação no Brasil – Reflexões políticas e pedagógicas’. Idealizada em parceria entre o parquet fluminense e a instituição federal de ensino, a obra é um desdobramento de duas importantes iniciativas no campo dos debates acerca das questões relativa à Educação.

A primeira delas é o curso de ‘Políticas Públicas de Educação’, que já soma três edições desde 2016, e contribui decisivamente para o alargamento da compreensão, seja pelos integrantes do MPRJ, seja pelos conselheiros sociais que constituíram seu público alvo, quanto à complexidade dos problemas a serem enfrentados para a implantação de políticas públicas educacionais capazes de promover a transformação da realidade social vigente.

A segunda é o “I Encontro Nacional do Ministério Público pelo Financiamento da Educação”, realizado em 2018 em parceria entre o MPRJ e a Comissão Permanente de Educação, do Grupo Nacional de Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Procuradores Gerais. O e-book também incorpora artigos de professores palestrantes deste evento, considerado um marco histórico da atuação do MPRJ em defesa da educação em nível nacional.

A publicação do livro ‘Políticas Públicas de Educação no Brasil: reflexões políticas e pedagógicas’ representa, a um só tempo, uma forma de expressar sincero agradecimento a todos os professores que se colocaram à disposição desses dois projetos, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso institucional do MPRJ e da UFF com a defesa intransigente da concretização do direito à educação.

O e-book, organizado pelas promotoras de Justiça Débora da Silva Vicente e Renata Carbonel, respectivamente coordenadora e subcoordenadora do CAO Educação/MPRJ, e pelo professor universitário Elionaldo Fernandes Julião, se encontra disponível de forma gratuita na página do mesmo Centro de Apoio Operacional, podendo ser acessado AQUI.

cao educação mprj
políticas públicas de educação
e-book
228 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar