Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Criminal
Belford Roxo
MPRJ realiza operação contra milicianos que atuam em Belford Roxo
Publicado em 28/11/2019 18:50 - Atualizado em 28/11/2019 19:45

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da  7ª Promotoria de Investigação Penal da 3ª Central de Inquéritos e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), e a Polícia Civil, através da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, realizaram operação, nesta quinta-feira (28/11), para cumprir 35 mandados de prisão contra milicianos que atuam no município de Belford Roxo. Até as 10h já haviam sido presos 12 homens, entre eles o policial militar José Eduardo Silva Varias, vulgo Zé Cachorro, detido por agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) em São Pedro da Aldeia. Também foram apreendidas 11 armas de fogo, além de munição de calibre restrito.
 

Segundo o MPRJ, as investigações comprovaram que eles integram uma milícia violenta, que atua em vários bairros, praticando a venda de cigarros falsos, exploração clandestina de TV a cabo, transporte irregular, “bem como são autores de vários homicídios ocorridos na região com o intuito de “manter a ordem” no local”.
 

A denúncia descreve o papel de cada um dos acusados, sendo a liderança exercita por Ronald Elias Pereira Valenta, vulgo Jaquinha. Em posição de destaque no bando também estão os denunciados Leandro Luiz Nascimento dos Santos, vulgo “Leandrinho da Cachoeira”, e Nilton dos Santos José, vulgo Velhão”, que coordenam as empreitadas criminosas para tomada de territórios, arrecadação de taxas entre outros.   A denúncia narra o papel de outros integrantes como o policial civil Walter Marques de Oliveira Filho, responsável por acobertar ilícitos do grupo, e do policial militar José Eduardo Farias, responsável pela prática de agiotagem.
 

Com exceção de Jino dos Santos Silva e Alex Bonfim de Lima Silva, acusados por comércio ilegal de arma de fogo, todos os outros foram denunciados por associação criminosa.

Por MPRJ

mprj
belford roxo
polícia civil
são pedro da aldeia
csimprj
271 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar