Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Criminal
MPRJ participa do lançamento da campanha "Você foi vítima de um crime" no MPDFT
Publicado em 14/02/2020 17:43 - Atualizado em 15/07/2020 14:45

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ), participou nesta quinta-feira (13/02), em Brasília, do lançamento da campanha “Você foi vítima de um crime?” por parte do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A campanha nasceu dentro de um  Grupo de Estudos de Vítimas do CAO Criminal/MPRJ, e tem como objetivo orientar vítimas de crimes sobre seus direitos, esclarecendo os papéis desempenhados pelas instituições que compõem o sistema de Justiça Criminal. Através da exibição de cards explicativos, o cidadão sabe como e onde buscar ajuda no caso da ocorrência de fatos criminosos, sendo apresentado a situações relacionadas às fases da investigação e do processo penal em uma linguagem simples e acessível. O conjunto dessas informações funciona como uma cartilha virtual sempre passível de acréscimos e melhorias.

Coordenadora do CAO Criminal/MPRJ, a promotora de Justiça Somaine Cerruti prestigiou o lançamento da campanha e destacou a importância de que a iniciativa seja replicada em outros Estados. “É uma alegria imensa ver um trabalho sendo replicado em outro MP! Isso fortalece os princípios da unidade e indivisibilidade do Parquet nacional! Cuida-se de um projeto muito relevante, pois garante difusão do conhecimento de forma simples e visa um melhor atendimento àqueles que sofrem com atos criminosos e que, por vezes, não têm o acolhimento necessário por parte dos órgãos públicos. A iniciativa de replicar o trabalho foi proposta durante reunião do Grupo Nacional de Coordenadores de Centro de Apoio Criminal (GNCCRIM), e dá um alcance maior ao projeto que tem sido realizado pelo MPRJ”, afirmou.

A campanha foi veiculada inicialmente em 2019, nas redes sociais do MPRJ. Por meio de figuras, ela dá orientações aos cidadãos sobre temas como o sigilo de dados dos depoentes, o programa de proteção a vítimas e testemunhas e o papel do Ministério Público e dos demais atores da Justiça, na área criminal e nas audiências do processo.

No MPDFT, a campanha é um desdobramento do programa "Escutando o cidadão: diálogos com vítimas de delitos", que acolhe vítimas diretas ou indiretas de crimes violentos, sempre utilizando como base os princípios da Justiça Restaurativa, priorizando o diálogo e a inclusão e aproximando o cidadão da instituição.


Você foi vítima de um crime? Ouvidoria

Por MPRJ

mprj
cao criminal
mpdft
gnccrim
93 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar