Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
MPRJ divulga balanço estatístico da Ouvidoria no primeiro trimestre de 2020 com mais de 770 registros relacionados ao novo coronavírus
Publicado em 15/05/2020 20:46 - Atualizado em 15/05/2020 20:55

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Ouvidoria/MPRJ, publicou um balanço dos dados estatísticos relativos ao primeiro trimestre de 2020. No total, o órgão recebeu 8.532 comunicações no período, sendo que, somente entre os dias 16/03 e 31/03, período em que a instituição passou a funcionar sob o regime de teletrabalho, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foram efetuados 2.014 registros, sendo 1.420 recebidas através de formulário próprio disponível na internet e 773 relacionadas ao tema “coronavírus”.

Entre as comunicações relacionadas à doença, a maior parte (132) diz respeito ao descumprimento do decreto estadual nº 46.970, que dispõe sobre medidas de distanciamento social, tais como a suspensão das atividades escolares e de eventos e atividades com a presença de público em todo o Estado. Logo a seguir, a Ouvidoria/MPRJ recebeu 117 denúncias de que unidades de ensino militares não haviam suspendido as suas aulas e outras 54 de falta de equipamentos de proteção individuais (EPIs) nas unidades de saúde espalhadas pelo estado. 

Devido à pandemia, a partir da edição da Resolução Conjunta GPGJ/CGMP nº 21, de 13/03 de 2020, que determinou a limitação de atendimento presencial ao público externo e o regime de teletrabalho, a Ouvidoria/MPRJ passou a atender a população exclusivamente através do formulário na internet, através do endereço http://www.mprj.mp.br/comunicacao/ouvidoria/formulario. Desde o último dia 05/05, o serviço de atendimento telefônico pelo número 127 foi retomado. No dia 08/05, as comunicações passaram a ser recebidas também através do número de telefone 993 663 100 para receber ligações de celular ou Whatsapp (também escrita).O horário de atendimento das ligações é das 10h às 16h nos dias úteis, mas a qualquer momento o cidadão poderá mandar sua denúncia ou reclamação por mensagem através do Whatsapp.

As ouvidorias recebidas pelo Parquet fluminense retratam desde denúncias, elogios, críticas, representações, reclamações, pedidos de informações e sugestões a outros expedientes relacionados aos serviços e atividades desenvolvidas pelo MPRJ, bem como os que dizem respeito aos seus membros e servidores. A maior parte das comunicações recebidas no primeiro trimestre (5.323) se deu através do preenchimento do formulário, enquanto outras 1.868 foram realizadas através do telefone e 1.009 vieram através de canais diversos, como o Disque 100, Ligue 180, Disque denúncia, e-mails, Rede de Ouvidorias do Ministério Público, portal Fala.br, Detran, Protocolo Geral do MPRJ, Disque Idoso e o formulário “onde está sem água”, canal específico mantido em conjunto pelas Ouvidorias do MPRJ e da Defensoria Pública do Estado do Rio, para receber informações da população a respeito de falta ou de precariedade no abastecimento de água. Além destes canais, outras formas de comunicação se deram de forma presencial, na sede principal do MPRJ, e através do site Consumidor Vencedor. 

O relatório classifica as comunicações de acordo com potenciais irregularidades cometidas à legislação e, por isso, uma mesma reclamação pode conter mais de uma denúncia, remetidas aos diferentes Centros de Apoio Operacionais do MPRJ para análise. 

Veja aqui o balanço estatístico da Ouvidoria/MPRJ no primeiro trimestre de 2020. 

Por MPRJ

ouvidoria mprj
balanço
coronavírus
86 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar