Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Criminal
MPRJ e Polícia Civil cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão em investigação de contratos na compra de merendas e materiais de escolas estaduais
Publicado em 26/06/2020 07:10 - Atualizado em 26/06/2020 11:01

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), e a Polícia Civil deflagraram nesta sexta-feira (26/06) uma operação para cumprir um mandado de prisão e 64 mandados de busca e apreensão na Capital e em municípios da Baixada Fluminense em investigação sobre fraudes na compra de merendas e equipamentos para escolas estaduais. A ação também conta com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ). No início da manhã, foi preso o empresário Mauro Della Vieira Braga, responsável pela empresa Fox Comércio e Prestação de Serviços.

A operação PRANDIUM é resultado de cinco meses de investigações que apontam a existência de uma organização criminosa que opera com falsos orçamentos e forja preços para simular concorrência em contratações para o fornecimento de materiais e alimentos a escolas do Estado. Empresários foram monitorados ao longo das investigações aliciando e pagando propina a diretores de escolas e diretores regionais para que houvesse direcionamento na escolha e compra dos bens. Haveria prévio ajuste de preços e redirecionamento para empresas pertencentes a uma mesma pessoa, mas registradas em nome de “laranjas”. 

Também foi verificado pelos investigadores que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a suspensão das aulas, as atividades ilícitas se mantiveram para a compra e distribuição de cestas básicas aos alunos.

As medidas cautelares foram deferidas pela 1a Vara Criminal Especializada da Comarca da Capital que tem atribuição para julgamento de Organizações Criminosas.

 

gaeco
fraude
policia civil
merenda escolar
operação prandium
prandium
604 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar