Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Meio Ambiente
Em Petrópolis, MPRJ troca experiências com o Japão sobre ações de prevenção de desastres naturais
Publicado em 06/05/2022 12:39 - Atualizado em 31/05/2022 13:41

O Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis, promoveu, na quinta-feira (05/05), encontro com representantes da Defesa Civil do Município e membros da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Japan Internacional Cooperation Agency - JICA), para trocar experiências sobre medidas de prevenção e mitigação de riscos de desastres naturais. Também participaram da reunião membros da Secretaria Nacional de Defesa Civil, em razão do acordo de cooperação técnica para a implantação de medidas de prevenção a desastres no município da região serrana fluminense.

Petrópolis aderiu à iniciativa “Construindo Cidades Resilientes 2030 (Making Cities Resilient 2030 - MCR2030)”, baseada no Marco de Sendai, com metas globais, a partir do fortalecimento das capacidades locais. Dentre as metas estabelecidas no Marco de Sendai estão a redução substancial de mortalidade; redução da quantidade de pessoas afetadas; de perdas econômicas e danos a infraestruturas vitais e serviços básicos ocasionados por desastres e, para atingir esses objetivos, é fundamental a cooperação técnica internacional com os países em desenvolvimento. Um processo que, em Petrópolis, está sendo realizada com o Japão, através da JICA.

No encontro, foram discutidas formas de custeio para implementação de medidas de prevenção e mitigação de riscos; necessidade de mudar a cultura da população para uma melhor percepção de situações de perigo; além da continuidade nas ações e obras estruturais a longo prazo, restrições da ocupação urbana para não aumentar o número de pessoas nas áreas inadequadas e necessidade de tecnologias mais avançadas, como radares pluviométricos de alta precisão, com compartilhamento dos dados em aplicativos de monitoramento de chuva no celular.

Por fim, foi realizada vistoria em áreas afetadas pelos desastres com os membros da JICA e Defesa Civil Municipal e Nacional.

Por MPRJ

mprj
petropolis
promotoria de tutela coletiva
jica
gabinetedecrisedepetrópolis
117 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar