Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
MPRJ recebe a visita do senador Carlos Portinho
Publicado em 06/11/2020 16:45 - Atualizado em 06/11/2020 16:57

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu nesta sexta-feira (06/11) a visita do senador Carlos Portinho. Ele foi recepcionado pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, e conheceu parte das instalações da instituição, como o Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), a plataforma digital “MPRJ em Mapas” e o Centro de Pesquisas (CENPE/MPRJ).

Gussem ressaltou ao senador a importância do investimento em ferramentas tecnológicas para o aperfeiçoamento das ações ministeriais. “Com ações como a criação do Inova/MPRJ, do ‘MPRJ em Mapas’ e do CENPE/MPRJ nós estamos reposicionando a instituição, adotando uma atuação mais proativa e aproximando o MPRJ do cidadão. Nossa ideia é que possamos ter todas as informações a apenas um clique, seguindo os conceitos de governos abertos, que preveem o desenvolvimento de novas tecnologias, promoção da transparência, combate à corrupção e participação social”, destacou o PGJ.

De acordo com o senador, a visita faz parte de um esforço de aproximação institucional que ele gostaria de conduzir junto ao Senado Federal. “O que eu assisti nesta apresentação foi impressionante em termos de avanço, transparência, forma fácil de compreensão dos dados e todo o trabalho de pesquisa que se evidencia a partir do que foi exibido, juntamente com a qualificação dos servidores envolvidos. Arrisco dizer que, tendo passado pela gestão pública municipal e estadual, se eu tivesse a oportunidade de usar estas ferramentas teria exercido melhor a minha gestão. E o melhor é que tudo está disponível para a população e para o gestor público”, afirmou Carlos Portinho.

Saiba mais:

O “MPRJ em Mapas” é um conjunto de ferramentas e plataformas de análise, diagnóstico e georreferenciamento focadas na construção e visualização de conhecimento instrumental para a atividade-fim do MPRJ, reunindo em sua equipe estatísticos, geógrafos, desenvolvedores de software e de inteligência artificial, designers e analistas de Business Inteligence. O trabalho é voltado para a criação de conhecimentos a partir do cruzamento de múltiplas bases de dados e da construção de ferramentas para compartilhamento de informações, gestão e diagnóstico de órgãos de execução.

O Inova/MPRJ foi criado em 2019 e baseia sua atuação na utilização de inteligência artificial e no uso da pesquisa, ciência de dados e tecnologia para estabelecer uma cultura de colaboração e coparticipação da sociedade com o Parquet fluminense. Formado por uma equipe multidisciplinar, o órgão também trabalha com o conceito de trazer para dentro do MPRJ uma visão cidadã, gerando, a partir desta interlocução, soluções para os desafios enfrentados pelo Estado. Entre os projetos desenvolvidos está o Impacta, programa de inovação aberta que permite especificar o desafio que o órgão público quer ver solucionado e o resultado que ele espera, o Fagulha, que estimula o espírito inovador de agentes internos e externos, convidando-os a trabalhar com a equipe do Laboratório, o Bússola _ Gestão Hospitalar, que objetiva assegurar o registro de informações hospitalares em formato aberto e com frequência próxima ao tempo real, e o Bússola _Baía de Guanabara, desenvolvido em parceria com o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ) para monitorar os acordos firmados entre MPRJ, CEDAE e Governo do Estado do Rio, referentes às obras de saneamento na Bacia da Baía de Guanabara.

O CENPE/MPRJ promove o uso de análise de dados, pesquisas e avaliações como apoio a tomada de decisão dos membros do MPRJ. Com o objetivo de fomentar uma cultura de uso de evidências dentro do MPRJ, o CENPE/MPRJ atua em três dimensões: Produz e sistematiza informações para avaliar o trabalho do MPRJ e pensar sobre novos arranjos institucionais que possam contribuir para a atuação da instituição; promove o uso de dados por membros do MPRJ, via assessoramento direto, workshops e projetos-piloto com a área-fim; e dissemina estudos sobre políticas públicas baseadas em evidências, que envolvem problemas públicos relevantes para o Rio de Janeiro. O trabalho é inspirado por um movimento crescente no mundo, introduzido por Iain Chalmers nos anos 1990, que defende a avaliação de políticas públicas e o uso de evidências para entender desenhos de programas mais eficazes, efetivos e eficientes e com isso aplicar melhor os recursos públicos.

Por MPRJ

mprj em mapas
cenpe
inova
173 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar